Categories: 5GMobilidade

MEO Empresas e CIF promovem acesso universal ao desporto

O MEO Empresas e o CIF – Club Internacional de Foot-Ball concluíram com êxito o projeto-piloto Smart Stadium 5G, durante o Torneio Centenário, uma competição de futebol entre equipas de associados que celebra este ano 100 anos de história.

Baseado em conectividade 5G, inteligência artificial e computação em cloud, o Smart Stadium 5G permite a captação, produção e transmissão automatizadas de jogos, com recurso a câmaras de alta-definição.

A conetividade 5G foi suportada na solução Private Custom Network que permitiu a implementação rápida e eficaz de uma rede 5G dedicada ao CIF – Club Internacional de Foot-Ball.

Através da tecnologia Smart Stadium, eliminam-se barreiras financeiras e logísticas, facilitando o acesso ao desporto por parte de atletas, famílias e comunidades, quer como praticantes, quer como espectadores.

O piloto incluiu a transmissão em direto de quatro jogos do Torneio Centenário, realizados nos dias 31 de maio (Tigres vs. Purrianos, Pé Leve vs. Leões, Canarinhos vs. AQA) e 14 de junho (final da Taça).

Os jogos foram transmitidos em direto no canal YouTube do CIF – Club Internacional de Foot-Ball, permitindo o acompanhamento da competição “através de uma transmissão de qualidade profissional”.

“O CIF tem a inovação no seu ADN, sendo pioneiro a levar o futebol aos portugueses e criador do torneio amador de futebol mais antigo do mundo, cujo centenário celebramos. A parceria com a inovação do MEO Empresas permite, uma vez mais, levar o futebol a todos os portugueses, atendendo ao desejo dos Sócios do CIF de poderem assistir, de qualquer lugar, a estes fantásticos jogos do Torneio Centenário” sublinhou Fernando Magarreiro, presidente da direção do CIF.

Ao recorrer à automação, inteligência artificial e cloud, a solução não só reduz custos, como também potencia a inclusão, através de funcionalidades como transmissão multiplataforma, garantindo que pessoas com diferentes necessidades e em diferentes contextos possam acompanhar os eventos.

“O MEO Empresas liderou este projeto-piloto com o objetivo claro de demonstrar como a tecnologia 5G pode transformar o acesso ao desporto em Portugal. O Smart Stadium 5G é um exemplo concreto do nosso compromisso com a inovação e com a criação de soluções que tornem o desporto mais inclusivo, acessível e sustentável. Acreditamos que esta iniciativa abre caminho para uma nova era de experiências desportivas, assente em tecnologia de ponta e com impacto real nas pessoas e nas comunidades”, refere Jorge Patrício, diretor do MEO Empresas.

A iniciativa representa um passo importante para tornar a transmissão de eventos desportivos mais acessível, permitindo que clubes de diferentes dimensões possam produzir e transmitir os seus jogos com maior qualidade.

Esta solução procura simplificar o processo e reduzir barreiras técnicas e financeiras habitualmente associadas à transmissão profissional.

Trata-se de um passo importante “para garantir o direito de todos à participação desportiva, ao entretenimento e ao desenvolvimento social, independentemente da localização geográfica, condição socioeconómica ou capacidades técnicas”, referem as duas entidades.

Redação Silicon

Recent Posts

CCG/ZGDV inaugura polo no IPSetúbal para tecnologias digitais e computacionais

O objectivo é impulsionar projetos de inovação e investigação em áreas como visão por computador,…

1 dia ago

Havaianas lançam modelo 3D

A marca brasileira de calçado e a Zellerfeld trazem ao mercado a versão de Flip-Flops…

2 dias ago

Tecnologia Celfocus assegura gestão do Fundo de Criptomoedas da 3 Comma Capital

O 3CC Global Crypto Fund é o primeiro fundo de criptomoedas em Portugal.

1 semana ago

Cloud e AI ganham terreno nas PME portuguesas

41% das empresas portuguesas já estão a utilizar IA nos próximos 12 meses, de acordo…

1 semana ago

Chatbots começam a melhorar o atendimento das marcas

No entanto, resolução do problema, tempo de resposta e clareza na comunicação são ainda pontos…

1 semana ago

DR da Jotelulu garante continuidade de funcionamento das PME em Portugal

Recurso recorre a cópias de segurança e replica os dados em caso de falhas graves…

2 semanas ago