Categories: EmpresasNegócios

HP perde dois dos seus maiores executivos

Dois dos mais poderosos executivos da Hewlett-Packard, até terem sido eclipsados pela CEO Meg Withman, preparam-se para abandonar a empresa nas próximas semanas.

Todd Bradley e Dave Donatelli já foram, desde há alguns meses, a diversas entrevistas para possíveis empregos.

Fontes afirmam que ambos os executivos aceitaram já acordos de compras de ações em troca de uma saída discreta.

A partida de dois veteranos da HP, anteriores a Whitman, poderá reforçar o poder da CEO na empresa, que se alinha com um plano de cinco para reivindicar a dominância de um dos ícones informáticos de Silicon Valley.

Outrora estrelas da gigante informática, o antigo chefe do setor de PC, Bradley, e o ex-chefe do grupo corporativo, Donatelli, aguardam pelas ações, sob o até agora não divulgado acordo.

Espera-se que Bradley deixe a HP antes do final do mês de fevereiro, com 12 milhões de dólares como parte do acordo. Por outro lado, Donatelli ficará na empresa até março, recebendo entre oito e dez milhões de dólares aquando da sua saída.

Os acordos foram estipulados no decorrer do verão passado, e diz-se que o adiamento da partida dos executivos visava atrair a menor publicidade possível.

Considerados pela indústria como dois pretendentes a cargos de topo em empresas como a Dell e a Juniper Networks, figuram entre as vítimas de mais alto perfil a serem alienados pelos planos de reestruturação de Whitman, desde que tomou o comando em 2011.

Bradley dirigiu a maior divisão da HP, computadores pessoais e dispositivos, que desde há alguns anos tem vindo a estagnar, e foi recentemente deposto da posição de maior produtor de PC, perdendo o lugar para a chinesa Lenovo.

No fim do verão, depois da divisão empresarial de Donatelli ter registado um declínio fiscal de nove por cento nas vendas do terceiro trimestre, o executivo foi substituído e ficou responsável pela identificação e investimento em tecnologias de ponta, depois de Whitman ter culpado os negócios da empresa pelos baixos resultados trimestrais da HP.

Segundo fontes não identificadas, Donatelli requereu a separação da sua divisão, ideia que a CEO rejeitou.

Michael Thacker, porta-voz da HP, disse na passada terça-feira que Bradley e Donatelli foram removidos dos seus cargos na empresa porque não estavam a fazer os progressos pretendidos, e que Whitman quer novos líderes.

Thacker recusou-se a comentar se os executivos obtiveram algo em troca por uma saída discreta. Nenhum dos executivos se pronunciou sobre este assunto.

Fontes próximas de Bradley e Donatelli dizem que ambos discordavam dos planos de Whitman para transformar a HP numa provedora de servidores, armazenamento e networking para empresas, em vez de se apostar na competição com a Apple ou com a Samsung no mercado da computação móvel.

Interpelado acerca destas divergências, Thacker afirma que tanto Bradley e Donatelli como Whitman acordavam com as estratégias da CEO. No entanto, fontes dizem que já há alguns meses ambos haviam deixado de aparecer na HP. Thacker, contudo, reitera que continuavam a trabalhar na empresa.

É incerto em que empresas os executivos trabalharão de seguida, mas ambos têm estado ativamente envolvidos em entrevistas de emprego, desde há já alguns meses.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago