IBM junta 900 crianças para promover investigação em Ciência

A sessão final do Teachers TryScience realizou-se no 7 de junho no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa. A iniciativa da IBM, em parceria com  Direção-Geral da Educação e com o Centro de Competências TIC-EDUCOM, tem como objetivo a promoção da investigação e a sensibilização dos jovens para as temáticas CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

O programa procurou incentivar a investigação e rigor científicos através de um projeto de classificação de um ecossistema em que cada equipa tinha de identificar e caracterizar os seres vivos e os seres não vivos e perceber as relações entre todos os elementos desse ecossistema.

Assim, foram criadas equipas envolvendo três níveis de ensino – pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do ensino básico –  e respectivos professores, que trabalharam de forma vertical num projeto de trabalho colaborativo.

A IBM refere que os “mais jovens recolheram dados para a análise dos mais crescidos, promovendo a comunicação, a colaboração e o trabalho de equipa entre todas as crianças envolvidas”.

No final, todos os grupos participantes apresentaram um trabalho contendo as evidências científicas, pedagógicas e tecnológicas e relatando com detalhe o processo de desenvolvimento da experiência.

O júri, composto por representantes da Direção-Geral da Educação, da IBM e do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, distinguiu cinco equipas e respetivos trabalhos, tendo em conta os critérios de criatividade, clareza e abordagem, correção científica e linguística, colaboração e multidisciplinaridade, e diversidade dos recursos utilizados e das atividades relacionadas com o desenvolvimento do projeto.

O Teachers TryScience deste ano envolveu 14 agrupamentos de escolas, localizadas a norte e a sul de Lisboa, contando com um total de 45 educadores e professores e cerca de 900 crianças.