IBM lança duas novas soluções de análise de dados e previsão de tendências
A IBM apresentou duas novas soluções que permitem que os responsáveis de marketing possam estudar melhor a sua audiência, através da análise das torrentes de dados que circulam pelas redes sociais. As empresas pode, desta forma, obter uma visão mais clara do seu posicionamento na mente dos seus atuais e potenciais clientes.
No seu Client Center, em Lisboa, a IBM apresentou as soluções IBM Social Media Analytics e IBM Predictive Customer Intelligence, tecnologias especialmente desenvolvidas para ajudar os diretores de marketing a superarem desafios relacionados com “a explosão de informação, o uso generalizado de plataformas sociais e a proliferação de canais e dispositivos móveis”, como diz a tecnológica, em nota.
Cada vez mais, os consumidores recorrem às plataformas digitais, incluindo as redes sociais, para expressar o agrado ou desagrado face a certa marca. A análise destes conteúdos é essencial para que uma empresa possa impedir que um mau comentário adquira proporções incontroláveis e prejudiciais para o negócio e permitir que conseguida aproveitar oportunidades de crescimento e reforço da marca que possam nascer de um comentário positivo.
O estudo Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination, permitiu à IBM perceber que mais de 57 por cento dos diretores de marketing pretende aumentar o orçamento do seu departamento ao longo dos próximo três anos. “Neste “media mix”, os meios digitais irão assumir grande destaque e uma importância crescente, retirando algum protagonismo aos meios tradicionais”, concluiu a IBM.
A IBM Social Media Analytics coloca nas mãos do marketing ferramentas que permitem analisar as informações, relativas à marca e aos seus serviços, que circulam nas redes sociais, blogues e fóruns. Isto ajuda a empresa a entender de que forma é percecionada pelos consumidores.
Por outro lado, atuando como um complemento, a IBM Predictive Customer Intelligence ajuda a antecipar tendências, a personalizar ofertas e a aprimorar produtos e serviços com base nos dados recolhidos nas plataformas sociais.
“Nesta era digital, não tenho dúvidas que a tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”, refere, em nota, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.
O responsável de marketing da Caixa Geral de Depósitos, Filipe Teixeira, disse, durante a sessão de apresentação das soluções, que decorreu no dia 23 de setembro, que “O principal desafio de cada empresa é gerar e dar uso inteligente à informação que possui, nomeadamente transformando conhecimento estratégico em insights operacionalizáveis na ação comercial e serviço ao Cliente”.
Por sua vez, Nuno Próspero, gestor de Online Customer Experience da Vodafone, disse que a solução adotada pela operadora permitiu “identificar, de forma inovadora, pontos críticos e oportunidades de melhoria na interação dos utilizadores com o site e apps, o que se traduz no desenho de soluções digitais mais fáceis de usar e mais próximas das necessidades dos utilizadores”.