No seu Client Center, em Lisboa, a IBM apresentou as soluções IBM Social Media Analytics e IBM Predictive Customer Intelligence, tecnologias especialmente desenvolvidas para ajudar os diretores de marketing a superarem desafios relacionados com “a explosão de informação, o uso generalizado de plataformas sociais e a proliferação de canais e dispositivos móveis”, como diz a tecnológica, em nota.
Cada vez mais, os consumidores recorrem às plataformas digitais, incluindo as redes sociais, para expressar o agrado ou desagrado face a certa marca. A análise destes conteúdos é essencial para que uma empresa possa impedir que um mau comentário adquira proporções incontroláveis e prejudiciais para o negócio e permitir que conseguida aproveitar oportunidades de crescimento e reforço da marca que possam nascer de um comentário positivo.
O estudo Marketing is a (Buyer) Journey, Not a Destination, permitiu à IBM perceber que mais de 57 por cento dos diretores de marketing pretende aumentar o orçamento do seu departamento ao longo dos próximo três anos. “Neste “media mix”, os meios digitais irão assumir grande destaque e uma importância crescente, retirando algum protagonismo aos meios tradicionais”, concluiu a IBM.
A IBM Social Media Analytics coloca nas mãos do marketing ferramentas que permitem analisar as informações, relativas à marca e aos seus serviços, que circulam nas redes sociais, blogues e fóruns. Isto ajuda a empresa a entender de que forma é percecionada pelos consumidores.
Por outro lado, atuando como um complemento, a IBM Predictive Customer Intelligence ajuda a antecipar tendências, a personalizar ofertas e a aprimorar produtos e serviços com base nos dados recolhidos nas plataformas sociais.
“Nesta era digital, não tenho dúvidas que a tecnologia deixou de ser apenas um fator de eficiência para passar a ser sobretudo um facilitador da experiência com o cliente e um fator de criatividade e inovação, desempenhando cada vez mais um papel fundamental na transformação dos processos de negócio das empresas”, refere, em nota, António Raposo de Lima, presidente da IBM Portugal.
O responsável de marketing da Caixa Geral de Depósitos, Filipe Teixeira, disse, durante a sessão de apresentação das soluções, que decorreu no dia 23 de setembro, que “O principal desafio de cada empresa é gerar e dar uso inteligente à informação que possui, nomeadamente transformando conhecimento estratégico em insights operacionalizáveis na ação comercial e serviço ao Cliente”.
Por sua vez, Nuno Próspero, gestor de Online Customer Experience da Vodafone, disse que a solução adotada pela operadora permitiu “identificar, de forma inovadora, pontos críticos e oportunidades de melhoria na interação dos utilizadores com o site e apps, o que se traduz no desenho de soluções digitais mais fáceis de usar e mais próximas das necessidades dos utilizadores”.
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