IBM lidera ranking de soluções cloud IaaS

A IBM foi reconhecida como líder de cloud computing para soluções de Infrastructure-as-a-Service (IaaS), de acordo com um estudo de mercado realizado pela IDC baseado nas respostas de mais de 400 empresas com mais de mil colaboradores, sediadas nos Estados Unidos da América.

ibm-logo-my-246064As empresas prestadoras de serviços de cloud foram classificadas tendo em conta a qualidade de serviço, incluíndo disponibilidade, rapidez de aprovisionamento, simplicidade e custo global. As plataformas IaaS da IBM incluem a SoftLayer, uma empresa IBM, e os IBM Cloud Managed Services.

De acordo com o estudo, os compradores selecionaram a IBM como líder entre os prestadores de serviços mais capazes de oferecem de forma eficaz soluções IaaS, sejam públicas ou privadas. A IBM obteve 35 por cento da votação para primeiro lugar. Em comparação, a Amazon obteve 13 por cento contra os cerca de 16 por cento da Microsoft e da Google.

52 por cento dos entrevistados indicou ter uma clara preferência por fornecedores de serviços mais abrangentes como a IBM, pelas suas extensas capacidades, serviços profissionais, consultoria de integração de sistemas, desenvolvimento e testing de software customizado, que são necessárias para suportar a mudança das empresas para serviços cloud. Menos de cinco por cento dos inquiridos prefere que o seu fornecedor seja um prestador de serviços online como a Amazon ou a Google.

Nos primeiros quatros meses de 2014, a IBM anunciou três grandes iniciativas em cloud: um investimento de 1,2 mil milhões de dólares para alargar a rede de centros de cloud para 40 centros de dados em múltiplos países, incluindo um centro cloud em Portugal; um investimento de mil milhões de dólares na disponibilização de uma Platform-as-a-Service (PaaS), o IBM BlueMix que simplifica dramaticamente o desenvolvimento de software para novas aplicações na era das clouds híbridas; o lançamento de um marketplace na Cloud IBM para fornecer um fácil acesso a serviços às diversas áreas funcionais das empresas, como operações de TI, linha de negócio e desenvolvimento aplicacional.