IBM revela que soluções SaaS são as mais vantajosas [com vídeo]

A multinacional norte-americana IBM realizou um estudo revelador de que mais de 50 por cento das empresas que fazem uso de soluções SaaS (Software-as-a-Service) adquirem um maior número de vantagens, que ultrapassam a mera diminuição de custos.

Segundo a IBM, as companhias que usufruem das vantagens da SaaS afirmam estar a operar sobre uma plataforma mais produtiva e eficiente, através de aplicações de social business. Uma melhorada e mais próxima relação entre empresa e cliente e uma maior velocidade no time to market.

As previsões da indústria para 2017 apontam para um volume de negócio em SaaS que deverá chegar aos 45,6 mil milhões de dólares. As soluções Sofware-as-a-Service são geralmente adquiridas por gestores de negócios que objetivem o aumento do rendimento e a aproximação a novas oportunidades de mercado.

Os analistas conjeturam que em 2017 serão os CMOs quem irá mais desembolsar em Tecnologias de Informação do que os CIOs.

De acordo com o estudo da International Business Machines, aproximadamente um quinto das empresas integrou e delineou estratégias de SaaS e atualmente asseguram vantagens competitivas face às companhias concorrentes, através da notável melhoria da agilidade do sector, do alcance de um maior grau de cooperação e de uma melhoria na tomada de decisões.

No que se refere à concorrência, regista-se uma taxa de colaboração em toda a empresa e de todos os sistemas satélite de 79 por cento. Denota-se ainda o dobro da probabilidade de um maior aproveitamento da analítica e a conversão do Big Data em informação de peso. Também as probabilidades de inovar a empresa sofrem um aumento significativo.

O General Manager da IBM e responsável pelo estudo Craig Hayman declara que é do conhecimento geral que as soluções SaaS abarcam uma multiplicidade de vantagens, mas que somente as empresas realmente inovadoras estão cientes que estas soluções oferecem vantagens ao nível da competitividade que visam tornar-se o motor germinativo dos negócios.

Espera-se que em até 2017, os gastos a nível global em SaaS cheguem aos 45,6 mil milhões de dólares, de acordo com estimativas da indústria.

O estudo da IBM aponta ainda que em empresas em que as TI e os líderes de negócios aliam forças para selecionar, assegurar e instalar aplicações relacionadas com SaaS, são realmente aquelas que terão um maior sucesso.

 

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago