Indra avança com despedimentos em massa

Ao longo dos próximos três anos, a software house espanhola pretende que as suas vendas anuais aumentem entre 2,5 e 4,5 por cento. O negócio da Indra tem sido afetado por uma queda tanto no setor público como no privado, motivada por uma crise económica duradoura que tem flagelado o seu mercado doméstico. A sua expansão no Brasil também tem sido atribulada.

Diz a tecnológica, em comunicado, que, devido à perdas de 92 milhões de euros registadas em 2014 e às do início de 2015, “viu-se obrigada a estudar todas as medidas ao seu alcance para inverter esta circunstância que não é boa para a empresa, nem para os seus profissionais”. Para este fim, a Indra vai “reduzir custos e simplificar estruturas, melhorar procedimentos e processos”, ao mesmo tempo que continuará a investir no fortalecimento das suas ofertas para dar resposta às exigências do mercado.

A estratégia da empresa para os tempos vindouros passa pela adição de valor aos produtos existentes e pelo aumento do portfólio de projetos.

A decisão da Indra surge depois de vários meses de deliberação e da aplicação de medidas de redução de despesas, incluindo a diminuição do salário do atual presidente executivo Fernando Abril Martorel (que se juntou à empresa no passado mês de janeiro), comparativamente ao do antecessor Javier Monzón. Também o modelo de remuneração dos níveis mais altos da gestão da empresa foi reconfigurado, sendo que não foram entregues dividendos relativos ao exercício de 2014. Contudo, como se pode verificar, estes esforços não foram suficientes, levando a Indra a aplicar medidas mais drásticas.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago