Information Builders certifica plataforma WebFOCUS para Apache Drill

A plataforma de BI e analytics WebFOCUS da Information Builders foi certificada para Apache Drill. Com esta iniciativa, a Information Builders pretende que os seus clientes possam extrair, de maneira rápida, conclusões a nível empresarial dos seus dados procedentes do Hadoop, entre outras fontes.

Segundo o fabricante, o Apache Drill proporciona a flexibilidade necessária para realizar, de maneira imediata, ‘queries’ de dados complexos em formatos originais, assim como a capacidade para inferir análises na hora, sem a intervenção dos departamentos de TI. 

WebFOCUS, por sua vez, pretende oferecer informações enriquecidas, consumíveis e interativas para todo o tipo de colaboradores, assim como para diretores, analistas, parceiros e clientes. De acordo com a Information Builders, esta plataforma reúne diversas ferramentas de BI próprias para ambientes de mobilidade e self-service, dashboards flexíveis, relatórios dinâmicos e InfoApps, o que possibilita que qualquer tipo de utilizador possa tirar proveito da inteligência de negócios. A integração do WebFOCUS com o Drill permitirá, conforme refere a empresa, a possibilidade de aceder e usar grandes e diferentes ativos de dados que estejam alojados em ambientes Apache Hadoop.

“O Apache Drill permitirá aos nossos clientes o acesso direto a dados estruturados e semi-estruturados, sem necessidade da intervenção do departamento de TI para a criação ou manutenção de qualquer esquema”, explica, em comunicado, Gerald Cohen, presidente e CEO da Information Builders. “Esta flexibilidade, além do desempenho e escalabilidade do Drill, acelera a geração de análises procedentes de todo tipo de fontes de dados.

Reconhecido pela InfoWorld este ano como um dos melhores projetos de Big Data de código aberto, o Apache Drill traz consigo uma flexibilidade e um desempenho sem precedentes para aqueles utilizadores que trabalham diretamente com um amplo leque de fontes de dados, como JSON”, afirma, no mesmo documento, Steve Campbell, diretor principal de Desenvolvimento de Negócios da MapR Technologies. “A certificação do WebFOCUS para Drill acrescenta um valor enorme a esta iniciativa, já que estende o poder que as plataformas de BI e a analytics oferecem às organizações na hora de tirar partido do seu Big Data e identificar rapidamente a informação mais valiosa”.