Instagram atinge crescimento explosivo com 600 milhões de utilizadores

A rede social de partilha de fotos e pequenos vídeos revelou numa publicação de blogue que chegou aos 600 milhões de utilizadores. Isso significa que o Instagram duplicou a sua base em apenas dois anos.

De acordo com o press release, só nos últimos seis meses o Instagram ganhou 100 milhões de novos utilizadores, provando que a sua capacidade de crescimento explosivo continua. É um dado relevante, tendo em conta as dificuldades que o Twitter tem encontrado para crescer a sua base de utilizadores. Na verdade, o Instagram agora tem praticamente o dobro dos utilizadores do Twitter.

“Muito mudou este ano, mas a comunidade do Instagram e a diversidade de expressão que ela oferece permaneceu consistente”, disse a equipa da rede, detida pela gigante Facebook. “E agora, existem mais formas de partilha que antes, com o Instagram Stories, vídeo ao vivo e fotos e vídeos que desaparecerem no Direct.”

Essa funcionalidade, Direct, passou de 80 milhões de utilizadores em 2015 para 300 milhões em novembro.

Mark Zuckerberg começou apenas a monitorizar a popularidade do app há cerca de um ano, quando o programa de publicidade foi lançado de forma global. Em setembro, de acordo com os dados da empresa, o Instagram já tinha meio milhão de anunciantes. Até ao final de 2016, a rede deverá gerar 1,5 mil milhões de dólares em vendas de anúncios mobile e 5 mil milhões de dólares em 2018 – dados da eMarketer.

“Para além disso, com ferramentas atualizadas de segurança que dão mais controlo sobre comentários e outras partes da sua experiência, estamos a trabalhar para tornar o Instagram mais seguro do que nunca para conexões e auto-expressão”, salientou a empresa.

O Facebook comprou a app por mil milhões de dólares em 2012, numa altura em que Zuckerberg estava a redesenhar a estratégia mobile da rede social.