Instagram lança Instagram Direct

O Instagram apresentou o seu serviço de mensagens diretas entre os seus utilizadores, o Instagram Direct, num evento realizado em Nova Iorque. A novidade já está disponível para utilizadores do iOS e Android.

DSC_00031Desde a sua aquisição pelo Facebook, o Instagram tem apresentado novidades interessantes e que agradam a muitas pessoas. A partir de agora, é possível os utilizadores trocarem mensagens privadas e enviarem fotos, vídeos e texto entre si.

O Twitter também já tinha lançado um recurso parecido na sua última atualização, mas o Instagram Direct permite uma interação ainda maior. Uma vez editada uma foto com os filtros do Instagram, é possível enviá-la para até 15 pessoas num grupo, ou enviá-la para um único contato. Apesar de suportar vídeos e texto, todas as conversas precisam de ser iniciadas como uma imagem.

Os utilizadores que receberem mensagens pessoais vão poder depois comentar e fazer gosto nas fotografias ou vídeos que receberem. Essas informações são partilhadas, em tempo real, com todos os destinatários das mensagens.

Tal como no Twitter, apenas as pessoas que um utilizador segue podem enviar-lhe fotos e vídeos. Se alguém que não está na lista de contactos enviar algo, a mensagem cairá numa área de aprovação, como acontece na caixa “Outros” das mensagens do Facebook.

Para suportar esta novidade, as aplicações móveis do Instagram tiveram de ser atualizadas. Para já, apenas o iOS e Android estão já disponíveis nas respetivas Stores, prontas para serem atualizadas ou instaladas.

Para se poder utilizar o Direct, vai estar disponível uma nova tab depois da captura de uma fotografia. Aí pode-se escolher os contactos de destino e adicioná-los.

Mas como podem também receber mensagens diretas, existe um novo ícone na interface principal da aplicação Instagram, onde podem aceder à vossa Inbox. Aí são mostradas as mensagens que enviaram, e onde podem ver os comentários dos destinatários, e também as mensagens recebidas, onde podem comentar ou gostar.

Com esta novidade, o Instagram permite aos utilizadores uma partilha de fotos e imagens mais restrita e direcionada, evitando que estas sejam tornadas públicas.