O relatório “Estado do Mercado: Internet das Coisas 2016” indica que a oportunidade de crescimento das receitas é a principal força motriz da adesão à IoT, além do surgimento de ferramentas simplificadas para os programadores e alterações regulatórias efetuadas ou pendentes.
Outro dado interessante que se pode ler no estudo é a conclusão de que as grandes empresas estão a virar-se para as startups em busca de ajuda para as suas estratégias de Internet das Coisas. Em 2015, o investimento levantado por startups IoT para ambientes corporativos superou em 75% os fundos conseguidos por startups IoT na área do consumo. Este ano, as startups IoT “enterprise” deverão conseguir “duas a três vezes mais” capital que as ligadas ao consumo, diz o relatório.
“Tem-se encarado a Internet das Coisas como uma mistura de tecnologias complexas utilizadas apenas por early adopters”, refere Mike Lanman, vice presidente sénior de produtos IoT e Enterprise da Verizon. “No último ano, vimos exemplos interessantes de como a IoT está a ser implementada por uma grande variedade de empresas, empreendedores, municípios e programadores para endereçarem necessidades relevantes dos negócios, consumidores e do sector público.”
Entretanto, acrescenta Lanman, os consumidores também estão mais disponíveis para experimentarem novas tecnologias e aplicações. O resultado final “não só abrirá espaços para milhares de novos cenários de uso nos próximos dois anos, mas também criará uma pipeline de inovação e uma nova economia“, sustenta o executivo.
A Verizon identifica cinco tendências macro que vão impulsionar a Internet das Coisa já a partir deste ano:
O estudo, em inglês, pode ser consultado aqui.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…