Categories: Redes

Investimento em IA pode aumentar

Talkdesk divulgou o seu mais recente relatório – o Talkdesk ResearchTM   “O Futuro da IA 2022: progredir a maturidade da IA em Contact Centers onde dá conta que, apesar do consenso (85%) em torno do valor da IA, as empresas estão a restringir a sua abordagem.

A verdade é que as organizações vão continuar a investir, “mas abrandando a curto-prazo implementações mais profundas, devido a desafios relacionados com o alinhamento organizacional, segurança e falta de talento”.

À medida que as expectativas no serviço ao cliente aumentam em todo o tipo de setores – desde o retalho e bens de consumo,  serviços financeiros e de seguros até aos cuidados de saúde – as organizações que demonstram uma rápida evolução “estão a ganhar uma vantagem competitiva ao utilizarem a IA e a automatização para prestar um melhor serviço e aumentar a produtividade”.

Para recolher os benefícios e evitar ficar para trás, o estudo indica que 79% dos profissionais da CX dizem que a sua empresa planeia aumentar os investimentos no próximo ano, 52% reconhecem que, sem a IA e a automatização, a satisfação do cliente diminuirá, e 48% esperam um declínio na produtividade da equipa do centro de contacto.

No entanto, a utilização de IA e automação em centros de contacto “diminuiu”. Por exemplo, a utilização para self-service “caiu de 69% em 2021 para 60%, atualmente”.

O relatório assinala que “existe um desalinhamento dos objetivos empresariais de IA, com os profissionais de CX, que afirmam ter menos confiança na sua própria compreensão da tecnologia”.

A percentagem daqueles que dizem estar moderadamente a extremamente familiarizados com a IA em Contact Center caiu de 93%, há um ano, para 87%.

Do mesmo modo, o número de inquiridos que caracterizou a aplicação da tecnologia da IA na sua organização como mais avançada caiu para 35%.

A resistência à mudança dentro das suas empresas e a falta de visão estratégica “foram as barreiras mais frequentemente citadas”.

Em relação a riscos de segurança e desafios informáticos, 80% acreditam que a IA irá melhorar a segurança e autenticação da identidade nos próximos dois anos, revela ainda o estudo.

Quase tantos (75%) concordam também que esta tecnologia permitirá que os dados dos clientes “sejam mais seguros do que com um agente frente a frente”.

Bit Magazine

Recent Posts

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 dia ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

4 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

4 dias ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

6 dias ago

Portugueses desconhecem produção anual de resíduos electrónicos

O inquérito destaca quais as principais conclusões sobre o nível de conhecimento dos portugueses em…

1 semana ago

SAP Labs inaugura Centro de Experiência de Inteligência Artificial

O novo Centro irá oferecer uma experiência imersiva aos clientes SAP, suportada em IA.

1 semana ago