Categories: Redes

IPG forma quadros da AP em cibersegurança e redes

O Instituto Politécnico da Guarda – IPG deu início à formação de quadros da Administração Pública e do setor privado em Fundamentos de Redes de Computadores, no âmbito do programa C-Academy do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).

O acordo entre as duas instituições prevê a colaboração do IPG na capacitação de cerca de 10 mil quadros da Administração Pública e do setor privado – operadores de serviços essenciais e de infraestruturas críticas e prestadores de serviços digitais – na área da cibersegurança nos próximos três anos.

“Esta iniciativa vem reforçar o compromisso do Politécnico da Guarda em melhorar a literacia digital da população, tendo em conta os desafios futuros das organizações”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG.

“Temos estado na vanguarda no que diz respeito à cibersegurança – com a criação de oferta formativa e de cooperações com empresas nacionais e internacionais – e agora estamos também na linha da frente no arranque das formações da C-Academy”, disse ainda o mesmo responsável.

O programa C-Academy é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência e tem como objetivo qualificar quadros da Administração Pública e do setor privado em cibersegurança.

Além de lecionar as aulas, o IPG pretende contribuir para a produção dos conteúdos programáticos dos cursos, nomeadamente com um novo curso na área de redes e cibersegurança.

“O desafio de formar 10 mil especialistas até 2026 nesta área é ambicioso, mas é fundamental para que Portugal evolua e crie uma cultura mais forte de cibersegurança”, afirma Pedro Pinto, docente, investigador e responsável pela cibersegurança do Politécnico da Guarda.

Segundo André Silva, gestor de projeto da C-Academy, é com enorme satisfação que o CNCS verifica o início das formações da C-Academy no Politécnico da Guarda: “Esta iniciativa de âmbito nacional é muito importante para a capacitação e atualização na área da cibersegurança e por isto acreditamos que esta formação é a primeira de muitas que contribuirão para fortalecer a resiliência das organizações na região da Guarda”.

Com 44 cursos distribuídos por seis níveis, a C-Academy oferece cursos intensivos de 35 ou 70 horas em modelo presencial, à distância e misto. A formação em Fundamentos de Redes de Computadores, que está a ser lecionada no IPG, teve as 30 vagas esgotadas.

Redação Silicon

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago