John McAfee lança site de queixas

O pioneiro da indústria do softwware antivírus anunciou na Def Com, que está a decorrer em Las Vegas, o lançamento do site BrownList (http://www.brownlist.com) que promete dar a toda a gente a possibilidade de se queixar de tudo e mais alguma coisa, mantendo as queixas on-line e encaminhando-as para as organizações em causa.

IMG_0687

O web site começa por nos perguntar “Quem Fez?” e “O quê?”. Depois, permite selecionar até nove categorias: Adolescentes, Negócios, Política, Educação, Entretenimento, Governo, Forças da Lei, Vida Universitária e Outras. Neste momento existe até um concurso sobre “Multas de Estacionamento” e os autores das cinco melhores histórias vão ser reembolsados do valor da multa (até sessenta e cinco dólares).

E, afinal, como vai funcionar o site? O utilizador submete a sua queixa, e a equipa BrownList promete levá-la diretamente aos destinatários, sem exceções. É possível enviar uma sugestão de como resolver o problema, seja ela da autoria do queixoso ou de outros utilizadores do site. Mais uma vez, a função do staff BrownList é forçar uma resposta do destinatário. O objetivo final é levar a uma revolução. Pacífica, espera-se… Os utilizadores são incentivados a partilharem as suas queixas com familiares e amigos para dar mais força e provocar uma solução do lado do destinatário e, eventualmente, uma mudança significativa.

McAfee afirma que o site é financiado por um privado que investiu 450.000 dólares e conta gerar receitas através de um serviço de subscrição para empresas que serão imediatamente avisadas assim que entrar uma queixa sobre os seus produtos ou serviços. Existe já um número significativo de queixas entradas no BrownList sobre os mais variados temas, incluindo algumas menos ortodoxas como um utilizador que reclama de um amigo que se declarou à sua namoras e propõe como solução declarar-se à irmã do amigo. O excêntrico programador não adiantou como pretende lidar com este tipo de aproveitamento.

John McAfee é uma das personalidades mais marcantes do mundo da tecnologia. Ele trabalhou em grandes organizações como a NASA ou a Xerox até que fundou a sua empresa de software antivírus em 1987 na qual esteve até 1994 ficando ainda com uma participação que venderia dois anos depois. Em 2010 fixou-se no Belize com um projeto de produção de antibióticos naturais mas deixou o país depois de se ver envolvido em suspeitas de assassinato e tem-se dedicado a alguns projetos alternativos como é o caso, agora, da BrownList.