JF da Estrela e Microsoft entregam computadores a alunos

No âmbito de um protocolo entre a Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, e a Microsoft, serão hoje, pelas 14 horas, entregues 72 computadores Magalhães Duo aos alunos e mais seis aos professores de uma escola da freguesia.

Com o objetivo de contribuir para a modernização das salas de aula e do ensino, a Junta de Freguesia da Estrela está a preparar um protocolo com a Microsoft que prevê a entrega de computadores aos alunos e professores da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico n.º 72 e ainda a disponibilização do Office para os alunos e respetivas famílias que poderão, sem qualquer encargo, efetuar até cinco instalações para uso doméstico.

A utilização dos computadores nas aulas está prevista e, para tal, teve lugar uma ação de formação junto dos professores para permitir que estes integrem os equipamentos no quotidiano da escola, havendo ainda um acompanhamento por parte da Microsoft no sentido de permitir a melhor utilização de todas as potencialidades do Office 365, neste contexto.

Os computadores a serem entregues são Magalhães Duo equipados com o sistema operativo Windows 8.1, processador Celeron N2805 e ecrã LCD HD Touch de 10.1″. Em termos de acessórios, estão equipados com microlente, sonda térmica e caneta capacitiva. Quanto ao software, para além do Office Home and Student 2013, estão ainda instalados o KNO, SPARKVue, Net Support e Intel Theft Deterrent. Estas são as caraterísticas que a Microsoft considera adequadas ao projeto de ensino da escola básica.

Esta iniciativa pretende, nas palavras do presidente da junta, Luís Newton, “que as crianças que se encontram a frequentar a escola pública na Freguesia adquiram competências que lhes deem mais oportunidades na vida futura. O papel da escola e dos professores nesta matéria é da maior importância porque são eles quem pode contribuir para que os alunos aprendam a recolher, selecionar e usar informação em suporte digital”.

A autarquia tem ainda pensadas outras iniciativas integradas neste protocolo com a Microsoft. Começou já pela sua própria modernização administrativa com base na utilização, a nível interno do Office 365 que, para Newton, “permite melhorar a eficiência e a eficácia processual”.

Irá também entrar muito brevemente em funcionamento uma plataforma de gestão de ocorrências – a GeoEstrela – como deterioração de calçadas, remoção de lixo de ruas, entre outros, que se incluirá um sistema de alertas e de interação entre os residentes na freguesia da Estrela e os serviços da Junta.

 

Bruno Ribeiro

Recent Posts

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

1 dia ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

3 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

3 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

4 dias ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

5 dias ago

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

1 semana ago