Categories: Data-StorageSoftware

linkedcare reflete o crescimento das TI na Saúde

A linkedcare, aplicação que liga médicos e cidadãos com o objetivo de criar o primeiro ecossistema digital na área da saúde, disponibilizou os conteúdos do Simposium Terapêutico, a mais completa fonte de informação sobre interações e efeitos secundários de medicamentos, numa versão interativa que permite aos médicos serem automaticamente avisados para interações negativas entre medicamentos e informados sobre os seus efeitos secundários mais relevantes.

Este é um sistema de apoio à decisão médica, concebido na íntegra pela equipa de especialistas da linkedcare, que vem revolucionar a forma como os conteúdos Simposium Terapêutico são mostrados e disponibilizados aos médicos.

“Segundo dados do Infarmed, entre julho de 2012 e julho de 2013 foram recebidas no Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) 1454 notificações de suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), sendo que 823 (57 por cento) foram consideradas graves pelo notificador, na esmagadora maioria médicos, farmacêuticos e enfermeiros” afirma Nuno Pacheco, cofundador da linkedcare. “Com a disponibilização desta nova funcionalidade na aplicação linkedcare, os médicos vão poder visualizar as interações específicas de um medicamento de forma contextualizada, sendo alertados automaticamente ao prescrever sempre que se verifique uma interação medicamentosa”.

Até hoje, sempre que um médico necessitava de identificar uma eventual interação medicamentosa, tinha de pesquisar no Simposium Terapêutico pelos princípios ativos em causa, percorrer uma lista de possíveis interações e verificar se existia algum tipo de conflito. Agora, com o sistema disponibilizado pela linkedcare, basta ao médico adicionar o medicamento à prescrição e imediatamente o sistema identifica todas as possíveis interações. O médico é assim alertado em tempo real caso exista alguma interação entre os medicamentos adicionados à prescrição, assim como em relação à restante medicação do paciente.

Esta nova ferramenta permite, ainda, que os médicos possam aproveitar ao máximo o tempo que têm com cada paciente. Com esta implementação do Simposium Terapêutico, o médico utilizador da aplicação linkedcare tem acesso imediato e automático às interações entre medicamentos, não desperdiçando desnecessariamente tempo da consulta em pesquisas ineficientes” conclui Nuno Pacheco.

Todos os médicos portugueses podem registar-se gratuitamente na linkedcare e ter acesso a esta ferramenta.

Bit Magazine

Recent Posts

E-Taco Lite pode suportar adeus definitivo ao Livrete Individual de Controlo

A solução permite o registo remoto da atividade dos trabalhadores móveis e acompanha os registos…

3 dias ago

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

4 dias ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

6 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

1 semana ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

2 semanas ago