linkedcare reflete o crescimento das TI na Saúde

A linkedcare, aplicação que liga médicos e cidadãos com o objetivo de criar o primeiro ecossistema digital na área da saúde, disponibilizou os conteúdos do Simposium Terapêutico, a mais completa fonte de informação sobre interações e efeitos secundários de medicamentos, numa versão interativa que permite aos médicos serem automaticamente avisados para interações negativas entre medicamentos e informados sobre os seus efeitos secundários mais relevantes.

healtcare it

Este é um sistema de apoio à decisão médica, concebido na íntegra pela equipa de especialistas da linkedcare, que vem revolucionar a forma como os conteúdos Simposium Terapêutico são mostrados e disponibilizados aos médicos.

“Segundo dados do Infarmed, entre julho de 2012 e julho de 2013 foram recebidas no Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) 1454 notificações de suspeitas de Reações Adversas a Medicamentos (RAM), sendo que 823 (57 por cento) foram consideradas graves pelo notificador, na esmagadora maioria médicos, farmacêuticos e enfermeiros” afirma Nuno Pacheco, cofundador da linkedcare. “Com a disponibilização desta nova funcionalidade na aplicação linkedcare, os médicos vão poder visualizar as interações específicas de um medicamento de forma contextualizada, sendo alertados automaticamente ao prescrever sempre que se verifique uma interação medicamentosa”.

Até hoje, sempre que um médico necessitava de identificar uma eventual interação medicamentosa, tinha de pesquisar no Simposium Terapêutico pelos princípios ativos em causa, percorrer uma lista de possíveis interações e verificar se existia algum tipo de conflito. Agora, com o sistema disponibilizado pela linkedcare, basta ao médico adicionar o medicamento à prescrição e imediatamente o sistema identifica todas as possíveis interações. O médico é assim alertado em tempo real caso exista alguma interação entre os medicamentos adicionados à prescrição, assim como em relação à restante medicação do paciente.

Esta nova ferramenta permite, ainda, que os médicos possam aproveitar ao máximo o tempo que têm com cada paciente. Com esta implementação do Simposium Terapêutico, o médico utilizador da aplicação linkedcare tem acesso imediato e automático às interações entre medicamentos, não desperdiçando desnecessariamente tempo da consulta em pesquisas ineficientes” conclui Nuno Pacheco.

Todos os médicos portugueses podem registar-se gratuitamente na linkedcare e ter acesso a esta ferramenta.