Marketing digital: tendências 2017

O mercado de Marketing Digital recebe inovações a todo momento. Para um profissional desta área, com uma rotina comum atribulada, acompanhar as novidades realmente não é fácil. Para ajudar nesta tarefa, no final de 2016, a SEMrush entrevistou os 20 principais especialistas de marketing digital para definir as principais tendências do mercado para o ano 2017 para que possa considerá-las na hora de criar e implementar as suas estratégias.

Email Marketing

Os consumidores estão a tornar-se mais exigentes, eles não querem apenas receber ofertas e promoções, eles querem receber conteúdo. E esse conteúdo deve ser relevante, cativante, gerar interesse e oferecer valor aos utilizadores.

Também é muito importante repensar a quantidade de emails enviados semanalmente – nesse caso a estratégia “menos é mais” é a mais indicada. Troque 3 envios semanais por 1, mas envie e-mails relevantes e bem preparados.

Uma boa dica é apostar na segmentação e oferecer conteúdos diferentes para cada grupo de utilizadores. Segmentar o público por topo, meio ou fundo do funil ou pelo meio que fez o lead (site, landing page, webinar, ebook etc).

Redes Sociais e RP

A principal tendência para 2017 é a indexação do Conteúdo Social. Hoje em dia  já se consegue encontrar um ou outro resultado do Twitter nos SERPs, e essa tendência aumentará bastante durante 2017. O Google está a começar a aproveitar todas as informações disponíveis nas redes sociais que podem servir de respostas para muitas pesquisas. O que isso significa para as empresas? A partir de agora a questão não será só otimizar o site, mas também melhorar a sua presença nas redes sociais.

Para reforçar o engagement aposte nos vídeos –  estes estão rapidamente a tornar-se o conteúdo predileto dos utilizadores, e a última atualização do Facebook – Facebook Live abre novas perspectivas para atrair e fidelizar os utilizadores.

SEO

Com crescimento de setor mobile, a tecnologia AMP (accelerated mobile page) está em alta. AMP ajuda a tornar a navegação em dispositivos móveis mais ágil (as páginas em AMP carregam até 4 vezes mais rápido) o que auxilia na melhoria da experiência do utilizador e consequentemente o posicionamento orgânico.

Experiência do utilizador é uma outra tendência importante. Não basta só otimizar o site para os motores de busca, também é preciso proporcionar uma boa experiência para os visitantes. Rapidez de carregamento da página, encriptação de dados do certificado SSL, site mobile, navegação, layout – tudo isso melhora o desempenho do SEO de um site.

Certificado de segurança HTTPS também é um destes fatores e é uma tendência forte para este ano. HTTPS é considerado uma estratégia de growth hacking, o conceito de moda que ganha novos adeptos todos os dias na esperança de crescer exponencialmente e com baixo investimento.

Conteúdo

A principal tendência em 2017 é a criação de conteúdo denso. O mercado está saturado de conteúdos parecidos, muitos deles sendo de baixa qualidade. A nova onda é o conteúdo que oferece grande quantidade de informação de maneira direta e objetiva.

Mas isso não significa que a partir de agora só precisamos produzir textos. É a era de multimédia, onde infográficos e vídeos estão em alta.

Vale a pena lembrar que YouTube é o segundo mecanismo de pesquisa com mais buscas, assim, vale a pena criar conteúdo em vídeo e apostar também nesse canal.

Mais uma tendência – personalização de conteúdo com vista a aumentar o engajamento e trazer melhores resultados. Hoje, mais do que nunca, temos vários recursos à nossa disposição, que nos permitem personalizar o conteúdo entregue para cada segmento da nossa audiência, e em 2017 estes começarão a ser amplamente usados pelos profissionais de marketing.

E-commerce

Para confirmar essa tendência, as redes sociais já ganharam uma maior integração com o e-commerce. Twitter e Facebook já tem botões “comprar agora”, assim, para aproveitar essa oportunidade, os e-commerces têm que se adaptar ao mobile.

Mais uma tendência da área de e-commerce – personalização de ofertas, produtos e listagens. Tendo oportunidade com as ferramentas modernas de rastrear e monitorizar o comportamento de cada utilizador, em 2017 finalmente podemos oferecer soluções personalizadas para cada segmento de utilizadores.

Estas tendências mostram que o mercado de Marketing Digital tem optado por dar ênfase a uma boa experiência do utilizador, levando em conta a personalização do conteúdo e cuidado na hora de entregá-lo, sem excessos e sempre optando por conteúdo relevante sobre os negócios desenvolvidos pela empresa.