MasterCard promove adesão ao sistema Android Pay

Agora que o sistema de pagamentos móveis Android Pay chegou ao Reino Unido, a Mastercard está a promover a adesão dos emissores de cartões aos serviços MDES – Mastercard Digital Enablement Services.

Para já, a utilização do Android Pay está limitada aos Estados Unidos, Reino Unido e Singapura. Requer a utilização de um smartphone Android a correr a versão Kit Kat (4.4) ou mais recente e com suporte a NFC (Near Field Communication) e HCE (Host Card Emulation).

A ideia da MasterCard é incentivar os emissores da MasterCard a participarem no programa MasterCard Digital Enablement Express para poderem aderir rapidamente ao Android Pay à medida que a Google introduzir o serviço em novos mercados.

“A tecnologia da MasterCard permite que os consumidores possam usar o seu cartão digital de forma rápida e segura, nas suas compras do dia-a-dia”, refere Paulo Raposo, country manager da MasterCard Portugal. O Android Pay, diz a empresa, “permite que os titulares de cartões MasterCard crédito, débito, pré-pagos, comerciais e de pequenos negócios, efetuem pagamentos nos seus dispositivos Android de forma simples e segura.” O titular tem de fazer o download da app e criar uma conta; para usar, precisa de desbloquear o smartphone e  aproximá-lo de um dos terminais de pagamento preparado para transações contactless. “A MasterCard foi responsável por criar o sistema para a realização de transações digitais seguras para que os consumidores possam utilizar os seus cartões, quando, onde e como quiserem”, reforça a marca.

Tanto a Visa como a MasterCard têm reforçado a promoção em torno da tecnologia contactless. A Visa teve uma campanha multi-meios a correr em Portugal nas últimas duas semanas com o mote “Um gesto. Simples”, e a MasterCard sublinha que os pagamentos sem contacto com o seu cartão são aceites em 74 países e em mais de quatro milhões de estabelecimentos comerciais em todo o mundo.