Mercado de Data Centers sofrerá grandes mudanças no futuro

O mais recente relatório da consultora Gartner analisou o que será o futuro do mercado de Data Centers até 2016, prevendo mudanças significativas quer a nível dos provedores, quer do lado do cliente.Fujitsu_DatacenterSegundo os dados revelados pela Gartner no seu último relatório haverá quatro fatores principais que influenciarão a mudança no mercado dos Data Centers nos próximos tempos: alta concorrência, domínio de grandes provedores na cloud, guerras económicas e o nacionalismo. Com intensidade variável e ao longo do tempo, estes serão os agentes de mudança neste mercado.

A Gartner assegura ainda que a chegada de tecnologias potencialmente disruptivas também poderá acelerar as mudanças no modelo de negócio. Entre as tecnologias que precisarão de melhorar, a consultora cita as redes definidas por software (SDN), o armazenamento definido por software e os processadores de baixa energia.

Este relatório considera também que os provedores de serviços na cloud, como Amazon, Google, IBM e Microsoft, aproveitarão a mudança no setor que se irá distanciar dos provedores de serviços geridos de forma tradicional.

O papel da China será também influente na medida em que irá crescer neste mercado, à medida que os chineses melhorem os seus projetos de centros de dados. Naturalmente que esse crescimento será feito em detrimento das empresas ocidentais.

Por último, o relatório lembra exemplos como a polémica da espionagem por parte da NSA e os rumores de colaboração por parte das empresas o que tem levado os consumidores a perderem a confiança nas grandes companhias quando se trata de proteger os seus dados.