Categories: MobilidadeSmartphones

Mercado de smartphones usados valerá 30 mil milhões de dólares em 2020

A previsão é de que o mercado para smartphones usados e recondicionados cresça de 81,3 milhões de unidades em 2015 para 222,6 milhões em 2020. Isso representa um crescimento anual composto de 22,3%, de acordo com a pesquisa “Worldwide Used Smartphone Forecast, 2016–2020.”

“A procura por smartphones recondicionados já está a ficar apertada em países como os Estados Unidos. As operadoras móveis são as mais constrangidas, dada a necessidade de substituírem dispositivos para que os clientes comprem seguros”, explica Anthony Scarsella, diretor de pesquisa do programa de celulares da IDC.

“Para além disso, os dispositivos usados oferecem uma opção adicional para clientes com pouco crédito, o que não lhes permite aceder a planos de pagamento”, indica o analista. O preço médio de um smartphone usado será de 136 dólares em 2020, prevê a IDC, o que eleva para 30 mil milhões de dólares o valor total do mercado desse tipo de dispositivos.

Essa expansão é importante, porque o mercado terá impacto em OEM, operadoras móveis e fornecedores de componentes. Isso motivou a IDC a dedicar novos recursos para explorar a nova realidade, que diz ter um potencial de disrupção.

“Embora existam desvantagens potenciais para fornecedores do ecossistema móvel, a IDC acredita que o mercado de smartphones usados também apresenta novas oportunidades de crescimento de receita e quota de mercado”, analisa Will Stofega, diretor do programa de telemóveis da consultoria.

A IDC classifica um smartphone recondicionado quando o mesmo foi usado e entregue pelo dono num ponto de recolha. Após ser examinado, é enviado para as instalações onde se processa o recondicionamento, sendo depois vendido num canal secundário. Ou seja, a consultoria exclui a venda ou troca de smartphones usados entre consumidores.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

2 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

3 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago