Microsoft acena com licenças gratuitas às empresas que migrarem de Oracle

A Microsoft não vai fazer por menos. No evento “Data Driven”, em Nova Iorque, a tecnológica anunciou um novo programa de incentivos para os utilizadores que trocarem Oracle pelo SQL Server 2016: licenças gratuitas. A iniciativa é intitulada “Break free from Oracle.”

O anúncio foi feito pelo executivo da Microsoft Judson Althoff, que disse que os sistemas de bases de dados da Oracle são “quase 12 vezes mais caros” em comparação com o SQL Server 2016. Em troca, a Microsoft pede às empresas que subscrevam o programa Software Assurance.

“Se vocês estiverem dispostos a migrarem da Oracle, vamos dar-vos licenças gratuitas de SQL Server para que o possam fazer”, revelou o executivo no evento. “Tudo o que têm de fazer é ter um acordo de Software Assurance com a Microsoft. Se estiverem dispostos a fazerem esta jornada connosco até ao final de junho, vamos ajudar-vos e investir nos custos da migração, pôr engenheiros no terreno para vos ajudar a migrarem da Oracle.”

É uma medida arrojada, que está detalhada no site da Microsoft. “O SQL Server lidera a indústria em segurança, desempenho e preço”, afirma a empresa. “E queremos provar que não há igual”, explica, caracterizando as soluções da Oracle como “caras”, com planos de preços “frustrantes” e add-ons “surpresa.”

Ainda ontem, o vice-presidente da divisão de dados da gigante, Joseph Sirosh, fez uma publicação extensa no blogue da Microsoft sobre o SQL Server 2016, dizendo que foi desenvolvido para que as empresas estejam um passo à frente da disrupção.

No evento “Data Driven”, Althoff também garantiu que a oferta que a Microsoft está a fazer é completa, isso e, com analítica avançada e business intelligence incluídos.

O CEO Satya Nadella apresentou vários casos de clientes e disse que a Microsoft está a construir uma plataforma digital profunda e abrangente. “Esta plataforma vai ajudar todos os negócios a tornarem-se em negócios de software, dados e inteligência. Essa é a nossa visão.”