Município de Abrantes avança com IA na gestão documental

O novo sistema municipal muda o paradigma da classificação de processos, alterando e melhorando os níveis de assertividade de todo o trabalho.

O projeto de “Inteligência Artificial aplicada à Gestão Documental” foi a mais recente aposta do Município de Abrantes em matéria de gestão documental.

Com a adoção do Plano de Classificação da Informação Arquivística para a Administração Local (PCIAAL), cujo objetivo é promover a utilização de uma estrutura única de classificação e organização da documentação do setor público, o Município de Abrantes, percebendo a complexidade da sua aplicação prática, desenvolveu um sistema baseado em algoritmos de inteligência artificial.

Para além de aumentar a eficácia e eficiência do processo, o sistema ainda poderá permitir a uniformização deste tipo de procedimentos nas organizações públicas locais.

Enquadrado no abr@ntes.digital, este projeto foi implementado numa correlação interdisciplinar “criativa e inovadora entre técnicos do Município das áreas de Gestão de Informação e Desenvolvimento Aplicacional”.

Este projeto Municipal “tem gerado um grande interesse nacional, permitindo o desenvolvimento de um novo paradigma de trabalho na área que, não só muda de forma significativa a maneira como os profissionais da gestão de informação concretizam o seu trabalho, como também aumenta de forma exponencial os níveis de assertividade da classificação”, explica o município.

O Município de Abrantes considera que este projeto da sua Divisão de Sistemas de Informação será “preponderante para fomentar a prática da classificação de forma normalizada e transversal em Portugal, constituindo-se como oportunidade para desconstruir a complexidade associada a esta tarefa”.