Capgemini assina contrato com a Comissão Europeia

A  Capgemini anunciou que ganhou um novo contrato da Comissão Europeia com a duração de 3 anos através da sua subsidiária Capgemini Consulting.

A  Capgemini anunciou que ganhou um novo contrato da Comissão Europeia com a duração de 3 anos e no valor de vários milhões de euros através da sua subsidiária Capgemini Consulting.

No âmbito deste contrato, a Capgemini prosseguirá com o desenvolvimento do Portal Europeu de Dados e fornecerá os serviços de consultoria e estudos sobre os dados económicos que lhe estão associados.

A Capgemini Consulting irá assegurar a gestão deste projeto durante os próximos 3 anos, bem como a coordenação de um consórcio que inclui vários parceiros e entidades subcontratadas, incluindo a subsidiária de Serviços de Tecnologia e Engenharia da Capgemini, Sogeti.

O Portal Europeu de Dados é a pedra angular da infraestrutura de dados do setor público construído pela Comissão Europeia e pelos Estados Membros com o intuito de recolher metadados de informações do setor público, designados por Dados Abertos, e que estão disponíveis nos portais de dados dos vários países europeus.

Este portal tem como principal objetivo promover esta abordagem tripartida como condição para o desenvolvimento da reutilização dos dados abertos. Quanto mais forem documentados e demonstrados os benefícios económicos dos dados abertos, mais serão favorecidos o acesso a estes dados, a sua publicação e a sua adoção.

“O Portal Europeu de Dados está particularmente bem posicionado para definir um quadro regulamentar e ajudar os países europeus a reduzirem as discrepâncias entre as práticas nacionais e a consolidarem as boas práticas relacionadas com os Dados Abertos”, afirma Dinand Tinholt, Vice-President and European Institutions Lead da Capgemini Consulting. “Este contrato reforça o papel estratégico da Capgemini na transformação dos dados numa realidade económica, no acompanhamento da sua evolução e na clarificação do impacto expectável advindo da integração de um número crescente de fontes de dados”.