Microsoft lança plataforma Azure para recolha de dados da IoT

Está oficialmente lançada a plataforma Azure IoT Hub, que vai permitir aos clientes da Microsoft recolherem, gerirem e analisarem dados recolhidos dos milhões de dispositivos ligados à Internet das Coisas.

A novidade já tinha sido anunciada pela Microsoft em setembro mas só agora ficou disponível, algo que foi partilhado no seu blog corporativo. “A Azure IoT Hub oferece uma forma fácil e segura de conectar e gerir os milhares de milhões de aparelhos que enviam e recebem biliões de mensagens por segundo”, explica a empresa. A ideia é que seja uma ponte entre os aparelhos dos clientes e as suas soluções na nuvem, permitindo-lhes “armazenar, analisar e agir sobre os dados em tempo real.”

A comunicação é bidirecional – do dispositivo para a nuvem e vice-versa – usando protocolos abertos (MQTT, HTTPS e AMQPS). Por outro lado, esta ferramenta faz parte da suite IoT da empresa (Azure IoT Suite), o que simplifica a integração com outros serviços, como o de machine learning e analítica.

“Embora o IoT Hub seja um serviço incrível e um fundamento para uma solução IoT personalizada, é apenas o início”, realça a Microsoft. A tecnológica promete a possibilidade de construir “em minutos” o que antes levava semanas, com soluções pré-configuradas para a Internet das Coisas.

Também foi anunciado que o programa Microsoft Certified for IoT tem agora trinta empresas dos vários cantos da indústria, incluindo Dell, Advantech, HPE e Libelium. “A Internet das Coisas terá um crescimento dramático em 2016 e mal podemos esperar para ver o que os nossos clientes e parceiros vão continuar a construir com os nossos produtos”, conclui a empresa, prometendo mais para breve.