Microsoft Teams é o novo concorrente da Slack e Facebook Workplace

Era esperado há meses e esta semana a Microsoft finalmente confirmou o lançamento de um hub de colaboração unificada para empresas. O Microsoft Teams já está disponível como preview para clientes das suites de produtividade na nuvem Office 365.

O CEO da empresa, Satya Nadella, apresentou o Microsoft Teams num evento em Nova Iorque. Falou da importância da colaboração entre equipas para o sucesso das organizações e referiu que o Office 365, que vai albergar as soluções, já conta com 85 milhões de utilizadores comerciais em todo o mundo.

A empresa descreve o Microsoft Teams como um novo espaço de trabalho baseado em chat que reúne pessoas, conversas, conteúdo e as ferramentas que as equipas precisam para colaborar.

“Na Microsoft pretendemos capacitar cada pessoa e organização com a tecnologia necessária para que elas sejam mais produtivas como indivíduos e em grupos”, disse Satya Nadella. “O Office 365 é o conjunto de ferramentas e plataforma mais ampla para criação, comunicação e colaboração. O Microsoft Teams adiciona uma nova experiência ao Office 365 como o espaço de trabalho baseado na discussão projetado para fortalecer a arte do trabalho em equipa.”

Na prática, essa solução unificada faz frente a ferramentas como a Slack e a recém-chegada Facebook Workplace. Tanto, que a Slack inclusive colocou um anúncio no jornal dando os parabéns à Microsoft pela entrada no segmento e avisando que não é fácil – de forma irónica, claro.

Esses são os quatro pilares do Microsoft Teams:

  • Chat para as equipas de hoje. A solução fornece chat persistente e encadeado para manter todos envolvidos e informados. As conversas são visíveis para toda a equipa por padrão e a experiência também oferece recursos de chat em privado. Existe até uma biblioteca de emojis, GIFs, adesivos personalizados e memes, para expressar personalidade dentro do espaço de trabalho digital.
  • Centro de trabalho em equipa. O Teams permite iniciar reuniões de voz e vídeo, trabalhar com documentos do Microsoft Office e usar outros recursos do Office 365, além de que é construído no Office 365 Groups – o serviço de aplicações cruzadas para equipas que facilita o deslocamento das pessoas de uma ferramenta de colaboração para outra. Para além disso, a inteligência do Microsoft Graph irá ajudar com informações relevantes, descobertas e partilha.
  • Personalizável para cada equipa. As equipas podem personalizar a experiência para atender às suas necessidades específicas. Os membros da equipa podem criar canais para organizar conversas por tópico. Eles podem personalizar os canais com o recurso Tabs, que fornece acesso rápido a documentos e aplicações usadas ​​com frequência. As guias podem ser criadas para serviços do Office 365, como o OneNote, o SharePoint e o Planner, ou soluções de terceiros, como Zendesk e Asana em breve.
  • Segurança. Os dados são criptografados e cobertos por um modelo operacional sem acesso permanente aos dados do cliente. A autenticação multifator fornece proteção de identidade e ajuda a garantir que os dados permaneçam seguros dentro da equipa.

“Desenvolvemos o Office 365 para atender às necessidades exclusivas de cada grupo, com aplicativos desenvolvidos especificamente – como Outlook, SharePoint e Yammer – que funcionam naturalmente em conjunto”, disse Kirk Koenigsbauer, vice-presidente corporativo do Office. “E agora, com o Microsoft Teams, o Office 365 acomoda todos os estilos de trabalho.”

Os administradores de TI do Office 365 podem habilitar o Microsoft Teams para as suas empresas a partir do centro de administração do Office 365. Entretanto, a preview do Microsoft Teams Developer Preview dará aos criadores a oportunidade de começarem a construir integrações com equipas Microsoft imediatamente.