MIT disponibiliza curso online de Big Data

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) vai disponibilizar de quatro de março a um de abril o curso “Tackling the Challenges of Big Data”. Trata-se de um curso online focado no tema do Big Data.

massachusetts-institute-of-technology-14Este curso é concebido para profissionais de Tecnologias da Informação e da Comunicação com algum grau académico em ciências da computação e deverá custar 495 dólares, o que corresponde a 364 euros.

A MIT Professional Education encontra-se por trás desta formação, constituindo a primeira oferta do novo portefólio de programas profissionais Online X a ser disponibilizado através da plataforma Open EDX, uma iniciativa opensource de formação online apoiada por instituições de ensino superior como Harvard, MIT, Stanford e outras.

Os tópicos que serão abordados neste curso vão incluir a recolha de dados a partir de smartphones, sensores e da Internet, o armazenamento e processamento de dados, a analítica, a visualização e uma série de aplicações.

Serão no total 18 áreas temáticas abordadas em cinco módulos, com 20 horas de vídeo. O curso terá avaliações de aprendizagem, estudos de casos, fóruns de discussão e uma comunidade Wiki.

O MIT explica que este curso online destina-se sobretudo a engenheiros que precisam de perceber e aplicar tecnologias de Big Data no seu trabalho, gestores técnicos interessados em familiarizarem-se com as tecnologias de Big Data emergentes e empresários que querem obter uma perspetiva sobre as tendências de Big Data e capacidades futuras das tecnologias inerentes.