Oito resoluções para melhorar a segurança virtual

A entrada do novo ano representa um recomeço para planear novas metas para os meses seguintes. Considerando os casos de espionagem virtual dos últimos tempos e outros perigos online que afetam o cotidiano dos utilizadores diariamente, os especialistas da Kaspersky Lab relacionaram oito comportamentos a serem adotados em 2016 para tornar as vidas digitais dos utilizadores mais seguras.

Confira as dicas a seguir:

Codifique os seus dados – Tenha uma navegação segura para proteger as suas transações online. Use um software específico para criptografar os dados enviados pela Internet. O ícone em forma de “cadeado” que aparece na barra do navegador indica que as suas informações serão codificadas entre o navegador e o site que está ser acedido. Confira a presença do cadeado antes de enviar as suas informações pessoais ou financeiras. Outra recomendação é utilizar uma rede virtual privada, também conhecidas como VPN, ao aceder uma Wi-Fi pública. Isso protegerá a comunicação de espiões. A regra básica é, se tiver um computador conectado à Internet, habilite a VPN antes de fazer qualquer pesquisa ou transação.

Mantenha as suas senhas privadas – Use passwords seguras no seu laptop e no acesso ao cartão de crédito e Internet Banking. Seja criativo: pense numa frase especial e forme uma password com a primeira letra de cada palavra. Substitua palavras ou letras por números ou caracteres especiais. Por exemplo, “Não quero ir dormir” pode ser convertido em Nqi@2. Sequências fortes devem ter pelo menos 16 caracteres; o ideal seria 24. Outra dica é não começar as passwords com dígitos. Além disso, é recomendável usar um gestor de passwords para criar uma password única para cada site. Dessa forma, não será necessário lembrar de tudo, já que o programa fará isso por si.

Não compartilhe informações pessoais nas redes sociais – Se fizer das redes sociais um livro aberto sobre a sua vida pessoal, saiba que pessoas mal-intencionadas podem utilizar as informações que publica para tentar adivinhar a sua password, por meio das perguntas-chave na opção “esqueci-me da minha password” e ter acesso às suas contas online e Internet Banking. Avalie a possibilidade de limitar a visualização dos seus perfis apenas para os seus amigos. E nunca publique o seu nome completo, números de documentos, endereço, telefone ou dados de contas em sites públicos.

Use um software de segurança – Instale um software antimalware eficiente em todos os seus dispositivos e habilite a atualização em tempo real. Proteja-se ainda instalando todos os pacotes de atualização do sistema operacional e dos software instalados, isso ajudará a evitar que o seu computador, telemóvel ou tablet seja invadido ou infetado.

Não se deixe enganar por emails de phishing – Desconfie de todos os links contidos em mensagens de email, mesmo que tenha sido enviada por pessoas de confiança. E fique atento às mensagens que o incentivem a executar uma ação específica. Os criminosos usam métodos de engenharia social para nos “seduzir” a fazer algo que parece atraente. Ao abrir um link malicioso, pode expor o sistema a um vírus ou a um software espião que captura passwords e outras informações. Lembre-se de que pode ligar para a pessoa ou a instituição financeira que supostamente enviou o email para conferir a sua autenticidade.

Use o Wi-Fi de forma inteligente – Antes de enviar informações pessoais do laptop ou smartphone por uma rede sem fio pública, certifique-se de que ela esteja protegida, identificando o cadeado ao lado da barra de navegação. Na dúvida, use uma rede virtual privada (VPN), assim todas as informações transmitidas por ela estarão seguras.

Faça cópias de segurança dos seus dados – Os ataques online do tipo ransomware usam uma criptografia avançada, que não pode ser quebrada, para impedir a vítima de aceder aos seus dados pessoais. Depois, o criminoso exige o pagamento de um resgate para disponibilizar os arquivos. Se a pessoa tem uma cópia de segurança (backup), as consequências não são tão graves, sendo possível reinstalar o sistema operacional utilizando o backup mais recente.

Veja as solicitações de acesso das aplicações – No mundo digital, se um serviço é gratuito, você é o produto comercializado. Muitos serviços e apps gratuitos recolhem informações pessoais detalhadas que serão usadas na comercialização de publicidade personalizada para cada perfil de utilizador. Da próxima vez que descarregar uma aplicação “gratuita”, verifique as permissões e as informações solicitadas pela mesma e decida se a aplicação realmente merece receber esses privilégios.