Oracle apresenta Exadata Database Machine X4

A Oracle lançou recentemente a quinta geração da máquina de banco de dados, o Oracle Exadata Database Machine X4. Esta máquina apresenta um novo hardware e software para acelerar o desempenho, aumentar a capacidade e melhorar a eficiência e a qualidade do serviço para implementações de bancos de dados.

A nova versão tem como foco o Online Transaction Processing (OLTP), consolidação de bancos de dados e data warehousing, além de ajudar as empresas a simplificar os maiores desafios de bancos de dados. As melhorias incluem ganhos de desempenho entre 50 e cem por cento, bem como aumento da capacidade de armazenamento entre 33 e cem por cento.

Esta nova versão oferece um desempenho incomparável, com maior tempo de atividade e eficiência para ajudar os clientes a simplificar as operações e tirar o melhor proveito dos dados críticos de negócios.

O Oracle Exadata foi lançado em 2008 e este Oracle Exadata Database Machine X4 marca já a sua quinta geração. Atualmente já existem milhares de equipamentos apoiando as maiores empresas no mundo todo, executando cargas de trabalho de missão crítica, incluindo data warehouses com dimensões de petabytes, OLTPs em tempo real, aplicativos de negócios, e-commerce de escala global e negociações financeiras online.

Um Oracle Exadata de um único rack passou a comportar 88TB de dados dos utilizadores em Flash.  Essa capacidade é consegue manter a grande maioria dos bancos de dados OLTP inteiramente na memória flash.

As taxas aleatórias de I/O (entradas/saídas) do novo Oracle Exadata foram melhoradas quase na tua totalidade, chegando a 2,66 milhões de leituras de banco de dados de 8K e 1,96 milhões de gravações.  A throughput (taxa de transferência) de dados de um Oracle Exadata de um único rack é de cem GB/segundos, excedendo o rendimento de matrizes totalmente em flash.

A capacidade e o desempenho do Oracle Exadata ajudam centenas de bancos de dados num único rack, reduzindo cos custos e aumentando a agilidade. O novo Oracle Exadata usa uma nova geração de protocolos de rede InfiniBand para garantir que as cargas de trabalho com uso intensivo de rede, como relatórios, processamento de lotes e backups, não atrasem as cargas de trabalho interativas e suscetíveis ao tempo de resposta.

O hardware aprimorado do Oracle Exadata é capaz de funcionar em conjunto com versões anteriores do Oracle Exadata Database Machine, o que permite aos clientes com versões anteriores expandir facilmente para a versão mais recente do sistema. O novo software do Oracle Exadata aceita também todos os sistemas de hardware do Oracle Exadata de gerações anteriores, tais como o Oracle Database 12c e o Oracle Database 11g Release 2.

Cátia Colaço

Recent Posts

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

1 dia ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

2 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

2 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

3 dias ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

7 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

1 semana ago