Pagamentos móveis: e quando a bateria acaba na hora do pagamento?

Não há dúvida de que, nos próximos anos, o smartphone irá cada vez mais substituir as carteiras convencionais, permitindo que compras e pagamentos de transportes públicos possam ser ainda mais fáceis e seguros, ao mesmo tempo que melhora a experiência bancária. Entretanto, enquanto isso ainda não é uma realidade, é necessário garantir que as carteiras móveis são realmente convenientes e aceitas em todos os lugares.

O crescimento dos serviços móveis permitiu que usuários comecem a usar os telemóveis para pagamento de transporte público, mas podemos ter problemas quando a bateria acaba durante o trajeto. Em Londres, por exemplo, alguns passageiros tiveram que pagar pesadas multas quando os smartphone desligara, visto que os sistemas do metro londrino consideraram as viagens como incompletas, gerando multas de quase 80 libras. Afinal, seus usuários não conseguiam provar o pagamento através do telemóvel!

Por sorte, pelo menos um provedor de pagamentos móveis começou a tratar o problema, através de uma solução inovadora. O Vodafone Wallet já é um dos líderes em carteiras móveis NFC, apoiando pagamentos sem contato.  Em parceria com a PayPal, está lançando um método de pagamento que não requer que o telemóvel esteja ligado. É muito simples: funciona como um cartão bancário sem contato, o cartão NFC SIM no telemóvel armazena, de forma segura, as credenciais de pagamento e está conectado, de forma igualmente segura, ao chip NFC e à antena do smartphone, o que significa que ele pode ser utilizado para pagamentos mesmo quando o telemóvel esteja desligado ou sem bateria. É, atualmente, o único serviço de pagamento móvel que oferece esta solução.

Enquanto o indicador de nível de bateria no ecrã do telemóvel ainda é motivo máximo de stress e as novas tecnologias ainda não solucionam este problema, as precauções no dia-a-dia permanecem as mesmas: ativar o “modo de poupança de energia” no telemóvel, ter sempre em mãos um (ou mais) carregador portátil e, claro, trazer o cabo e a tomada do smartphones.

De qualquer forma, o mais relevante ainda é a segurança do pagamento móvel através do NFC, tão seguro quanto o pagamento com um cartão bancário com chip, do qual já estamos completamente ambientados. Esse tipo de pagamento reutiliza os mesmos mecanismos de segurança lógica e física de cartões com contato e oferece camadas adicionais de segurança endossadas pela maioria dos sistemas de redes de pagamentos.  As principais características de segurança móvel NFC são os elementos seguros que armazenam a aplicação e dados confidenciais, certificados pelas autoridades de serviços financeiros. Além disso, as plataformas de gerstão remoto podem bloquear instantaneamente todas as aplicações móveis, da mesma forma que os cartões bancários podem ser bloqueados a qualquer momento, por solicitação do utilizador.

A digitalização da carteira traz inúmeros benefícios, permitindo aos clientes armazenar credenciais, informações de compra e programas de lealdade em um único e mais seguro local: o telemóvel.