Panasonic revela nova geração de Blu-ray para empresas: Freeze-ray

* em Las Vegas

Yasuji Enokido, presidente da unidade AVC Networks da Panasonic, explicou que o sistema de arquivo permite guardar e aceder a dados “congelados” – com pouca ou nenhuma frequência de acesso – de forma mais eficiente e sustentável. Os discos Freeze-ray “asseguram que os utilizadores do Facebook poderão aceder às suas contas na rede social dentro de muitos anos e continuar a encontrar fotos que publicaram ontem”, disse o executivo na apresentação durante o evento, que arranca oficialmente esta quarta-feira.

Para já, a nova geração tem a capacidade de 100 gigas, passando a 300 gigas no segundo semestre; a intenção é chegar a um terabyte. “É uma solução que os engenheiros do Facebook apreciaram bastante”, referiu. “Será muito atrativa para a indústria, pelo que queremos torná-la num standard.”

A vantagem, diz a Panasonic, é a redução dos custos operacionais e o consumo de energia dos centros de dados, que se devem às características dos discos: longevidade, imutabilidade, compatibilidade retroativa baixo consumo e tolerância às mudanças ambientais. O Facebook contribuiu com o design e e a experiência na gestão de centros de dados, mas também deu feedback a cada passo do desenvolvimento, o que ajudou a tecnológica a fazer os ajustes necessários.

A rede social, tal como muitas outras empresas, está confrontada com a necessidade de armazenar grandes volumes de dados que ficam “enterrados” nos data centers. “Vemos um crescimento exponencial no número de fotos e vídeos que são carregados no Facebook, e o trabalho que fizemos com a Panasonic é excitante porque o armazenamento óptico introduz um meio que é imutável, o que ajuda a assegurar que as pessoas têm acesso de longo prazo às suas memórias digitais”, acrescentou Jason Taylor, vice presidente de infraestruturas do Facebook, em comunicado divulgado logo após a apresentação.

Na conferência, que decorreu no dia que antecede o arranque oficial do evento, a presidente da unidade de eletrónica de consumo da Panasonic América, Julie Bauer, também revelou a nova plataforma para o controlo inteligente da casa: Ora. “É uma plataforma que pode medir a utilização energética em casa, aprender os seus hábitos e fazer ajustes automáticos.” Outras novidades foi o anúncio de um leitor Blu-ray 4K este ano e uma câmara point-and-shoot 4K.

 

 

 

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Fortinet lança relatório sobre a evolução do ransomware em abril

A última edição do Ransomware Roundup destaca o KageNoHitobito e o DoNex como os ataques…

1 dia ago

Grupo Ricoh apresenta as mais recentes inovações

O evento destacou as mais recentes inovações da marca no que se refere às novidades…

2 dias ago

VTEX CONNECT EUROPA debate desafios do comércio digital

No próximo dia 7 de junho, todos os caminhos vão dar a Barcelona que recebe…

3 dias ago

Inovflow atinge os 6.5M € em volume de negócios em 2023

O valor do volume de negócios representa um crescimento de 16,5% face a 2022.

3 dias ago

Lenovo anuncia novo PC com IA

O equipamento foi projetado para os profissionais que necessitam de um desempenho de alto nível…

4 dias ago

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

5 dias ago