Phablets versus Tablets: e o vencedor é…?

Nos últimos tempos a Apple tem observado uma nova e nada satisfatória tendência, visto que os smartphones de com ecrãs de maiores dimensões estão a roubar território e utilizadores ao icónico iPad, o que vai obrigar a tecnológica a ter que se esforçar para acompanhar a inconstância dos gostos dos consumidores e para garantir a sua posição no mercado.

A empresa norte-americana de consultoria IDC ontem reformulou as suas predições para o volume das encomendas de tablets para 2014, adivinhando que decrescerão em 12 por cento para as 245,4 milhões de unidades em todo o mundo, um valor relativamente baixo quando comparado com os 260,9 milhões anteriormente previstos pela IDC e com um crescimento de 52 por cento registado no ano passado.

Torna-se cada vez mais evidente que os utilizadores estão a caminhar para os grandes smartphones, em detrimento dos tablets, visto que telemóveis como o Galaxy Note 3 da Samsung, com um ecrã de 5,7 polegadas e grande capacidade de armazenamento, rivalizam com os tablets mais pequenos , como o iPad mini da Apple, com um ecrã de 7,9 polegadas.

Batizados de phablets por incorporarem características quer de telemóvel, quer de tablet, os maiores smartphones representaram, no primeiro trimestre, 10,5 por cento das vendas dos “telemóveis inteligentes”, um aumento significativo dos 4,3 por cento registados em 2013.

Deste modo, a Apple vê-se então forçada a desenvolver novos designs para os seus iPhones, dando-lhes ecrãs mais amplos.

Conjuntamente, as vendas de iPhones e as vendas de iPads traduziram-se em cerca de 75 por cento das receitas totais da Apple, pelo que se torna de uma enorme premência conservá-los no topo da lista de preferências dos consumidores.

As vendas de iPads no trimestre passado caíram 16 por cento relativamente ao ano passado, no que se constitui como a maior quebra nas vendas registada até ao momento.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

2 semanas ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago