Quem poderá ser líder na biométrica mobile?

O campo de autenticação biométrica em smartphones terá grande crescimento nos próximos anos. Empresas como a Giesecke & Devrient, a Gemalto ou Synaptics poderão ser lideres deste setor.

*com David Ramos 

As tecnologias de autenticação biométrica não são novidade é um fato. A sua implementação é comum em alguns ambientes, como o acesso aos locais de trabalho, por exemplo. No entanto, começa a ser agora usado para dispositivo moveis embora ainda de forma comedida. 

No entanto prevê-se que a utilização desta tecnologia aumente nos próximos anos no setor mobile. De acordo com o relatório ‘Pagamento móvel Segurança: autenticação biométrica’ , desenvolvido pela Juniper Research, espera-se que as transações biométricos autenticadas por smartphones cresçam cerca de 655 mil milhões de dólares até 2021 .Dos 14.200 milhões de dólares atingidos em 2016, a Apple contribui com mais de 85% das transações.  

A inclusão de Touch ID nos mais recentes modelos do iPhone e iPad levou a inclusão de tecnologia de autenticação biométrica como, reconhecimento de impressões digitais ou da íris em dispositivos de outras marcas no setor, como foi o caso da Samsung, Google- Nexus, Huawei, LG, Sony, HTC ou Lenovo. Assim, a incorporação dessa tecnologia para o ambiente de dispositivos móveis já atingiu em alguns casos, massa critica de adoção, seja para fazer pagamentos ou apenas para autenticação.

Neste ambiente de mudança, há três empresas que estão a emergir como disruptores no campo de autenticação biométrica aplicada a dispositivos móveis: Giesecke & Devrient (G & D), a Gemalto e Synaptics. Este trio oucupa a liderança do setor  Biometric Platform Disruptores & Challengers Quadrant incluído no estudo da Juniper Research.

Juniper destaca a forte posição G & D no ambiente de segurança móvel e identidade, contando com várias ferramentas de certificação FIDO (Fast Identificar online Alliance), cobrindo soluções de reconhecimento facial, íris, voz, impressão digital e “tokenization” para pagamentos digitais. Assim, a empresa está bem posicionada para atender à crescente demanda por autenticação biométrica para o ambiente móvel.

O estudo também indicam que HYPR Corp está bem posicionado como um possível catalisador para este sector. A empresa tem sido uma pioneira no biométrica “tokenization” e já tem um considerável número de clientes, por isso está também bem posicionada para tirar proveito do interesse crescente na implementação destas ferramentas.