Portugueses criam plataforma social de perdidos e achados

Por ano são perdidos cerca de 15 mil objetos só na cidade de Lisboa. Foi para dar resposta a este problema que um grupo de portugueses criou o projeto LAPA.

20130905111546-20130905-three-color-Lapas(1)Este projeto tem como objetivo encontrar objetos perdidos através de uma rede de contactos. A ideia surgiu da necessidade que as pessoas têm de encontrarem os seus bens perdidos de modo simples e eficiente. O LAPA vem possibilitar a essas pessoas encontrarem o que perderam através de uma rede de contactos. ​

Uma Lapa pode ser colada ou pendurada em qualquer objeto, animal ou até mesmo a uma criança. A procura pode ser feita em privado, localizando o bem perdido através de um radar ou pedir ajuda a toda a rede Lapa para as procurar por si.

A Lapa pode também alertar a pessoa sempre que o bem sair do seu alcance, se tiver ativado o “Modo de Segurança” e  permite pedir ajuda aos contactos de Facebook ou e-mail, mesmo que eles ainda não sejam utilizadores da Lapa App.

Relativamente ao “Modo de Segurança”, a app alerta automaticamente a pessoa sempre que ela deixa a sua lapa para trás. Ideal para usar em viagens, pode-se colar em passaportes, malas, entre muitas outras coisas.

Outra funcionalidade da Lapa é o localizador em mapas. Por exemplo no caso de um animal de estimação perdido, a Lapa permite procura-lo no mapa e verificar a posição GPS do sítio onde foi visto pela última vez.

Mesmo que a Lapa saia dos 30 a 50 metros de alcance, a sua localização será atualizada sempre que outro utilizador Lapa passe por ela através da “Localização Comunitária”.

Os utilizadores podem também partilhar o acesso às suas lapas com dois ou mais utilizadores para os ajudarem a controlar os mesmos bens. No entanto, se ainda não conseguirem encontrar o que precisam, a Lapa permite-lhe utilizar os seus contactos de Facebook e e-mail de modo a que estes possam colaborar na busca.

Como derradeira solução para encontrar os objetos perdidos num centro comercial, aeroporto ou em transportes públicos, existe a “Ajuda Pública”. Esta funcionalidade permite, tal como o nome indica, pedir ajuda pública, tornando o perfil de uma Lapa visível para toda a comunidade. Qualquer utilizador que passe perto da Lapa perdida é convidado a pegar-lhe e a devolvê-la e o seu dono será automaticamente informado.

A Lapa garante a privacidade de qualquer objeto, animal ou criança.

Este projeto conseguiu já cerca de 26 mil euros na página de crowdfunding Indiegogo e falta pouco mais de metade para alcançar os 55 mil euros para que o LAPA arranque definitivamente.