Categories: e-Commercee-Marketing

Portugueses pesquisam pouco online em época de compras

O estudo do Observador Cetelem sobre as “Intenções de Compra dos Portugueses para o Natal 2013” revela que os portugueses ainda estão pouco convencidos com a pesquisa online em altura de compras. As compras online são muito populares nos Estados Unidos mas em Portugal o cenário é bem diferente.

Apenas dez por cento dos inquiridos no estudo mencionou, em primeiro lugar, recorrer à internet para se informar. Outros 21 por cento afirmou fazê-lo como segunda opção.

Em época de Natal, os portugueses preferem fazer as suas compras fisicamente, com 68 por cento das pessoas a admitirem ter como primeira opção ver montras e lojas, sendo que apenas onze por cento o faz como segunda opção.

De acordo com este estudo, são os homens os que mais preferem comprar os produtos online, em vez de se deslocarem às lojas. No entanto, ainda só 13 por cento o faz. As mulheres preferem ir ao próprio local fazer as suas compras, sendo que 74 por cento afirmam ir primeiro ver a loja ou a montra.

Mas, ainda mais do que os homens adultos, são os jovens que aderem mais à escolha online das suas compras de Natal, nomeadamente, 23 por cento entre os 18 e os 24 anos. Já nos adultos entre os 55 e os 65 anos, revela-se que nenhum dos indivíduos entre essas idades o faz.

No que diz respeito aos rendimentos, revela-se que são os inquiridos das classes mais altas que mais optam por fazer compras online, com 13 por cento, contrastando com as classes mais desfavorecidas, com apenas um por cento.

Relativamente a questões geográficas, é nas grandes cidades de Lisboa e Porto onde os cidadãos mais recorrem à Internet para fazerem as suas compras de Natal, sendo que Lisboa apresenta uma percentagem de 17 por cento e o Porto de 13 por cento. No sul do país, apenas cinco por cento recorre ao mundo online antes de comprar.

O estudo “Intenções de Compra dos Portugueses no Natal 2013” foi realizado em colaboração com a Nielsen e aplicado a 500 indivíduos de Portugal Continental, de ambos os sexos, dos 18 aos 65 anos, entre os dias três a cinco do passado mês de outubro.

Cátia Colaço

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago