Categories: EmpresasNegócios

Presidente da Qualcomm não vê separação da empresa com bons olhos

Pressionado pela Jana Partners, um dos maiores acionistas da Qualcomm, Aberle considera que dividir a empresa em dois não é a solução para a queda contínua do valor das suas ações. Os investidores discordam.

No entanto, esta cisão de negócios está ainda longe de ser concretizada. O Conselho de Administração da Qualcomm está ainda a ponderar a jogada, e não deverá chegar a uma decisão até ao final do ano.

Os acionistas a favor da separação acreditam que ambos os negócios conseguirão alcançar maior rentabilidade e valor de mercado enquanto entidades independentes.

Aberle, citado pela Reuters, diz que é preciso analisar com muito cuidado se, de facto, a separação da empresa resolverá os problemas, quaisquer que eles sejam, que estão a afundar o valor de mercado da Qualcomm. O executivo mostra-se bastante relutante em aceitar a posição dos investidores “pró-separação”, e parece acreditar que uma Qualcomm unificada é a melhor solução, embora, como está à vista de todos, esse não tem sido o melhor caminho.

Em julho, o CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, anunciou um plano de recuperação que pretendia cortar cerca de 1,4 mil milhões de dólares em despesas e reduzir a força laboral em 15 por cento. O anúncio é feito depois de a empresa ter revelado, 4 meses antes, que ia arrecadar até 15 mil milhões de dólares com recuperação de ações.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago