Procura pelo iPhone SE muito abaixo da média para aparelhos Apple

Ming-Chi Kuo tem uma excelente reputação em tudo o que toca a Apple, desde antecipação de novos produtos a previsão de vendas. O iPhone SE chegou às lojas em vários países a 31 de março e até houve filas em várias cidades, como Miami e Sydney, mas o lançamento foi claramente ofuscado pela loucura com o Model 3 da Tesla.

A Apple costuma divulgar números de vendas do primeiro fim de semana quando lança um novo smartphone, mas desta vez não publicou quaisquer dados. A CNBC avançou, na semana passada, que o iPhone SE era um sucesso na China, mas a KGI Securities – especialista na Ásia-Pacífico – duvida dessa performance.

“Embora haja um estudo de mercado que indica que as pré-reservas do iPhone SE atingiram 3,4 milhões de unidades na China, não conseguimos encontrar evidências disto”, escreveu Ming-Chi Kuo na nota divulgada hoje, citada pelo MacRumors. “No entanto, a julgar pelo tempo de entrega previsto para as pré-reservas, acreditamos que a procura inicial pelo iPhone SE a seguir ao lançamento foi significativamente mais baixa que em modelos anteriores”, frisa o analista. “Acreditamos nisto em parte devido à pouca procura por equipamentos com ecrãs mais pequenos e, mais importante ainda, porque o produto em si não oferece upgrades significativos no formato ou especificações de hardware.”

Já a empresa de analítica para dispositivos móveis Localytics chegou à mesma conclusão, publicando um relatório que confirma o pouco entusiasmo em torno do iPhone SE. O modelo conquistou 0,1% do mercado total de iPhones, que é dominado pelo iPhone 6 (33%) e iPhone 5S (18%) e ainda tem as versões 4, de 2010, a representar 2% do total. O SE teve a adoção mais lenta no primeiro fim de semana de vendas.

O iPhone SE chega a Portugal esta semana, a 6 de abril, por 479,98 euros na NOS e 479,90 na Vodafone quando comprado online (nas lojas acresce o valor de 10 euros).

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Indra assina acordo com NTA no campo da bilhética

A solução melhora a experiência do utilizador com um design acessível e facilita o pagamento…

1 dia ago

Grupo Seresco fatura 3.5 milhões de euros em Portugal

A empresa registou um incremento de 52% das suas receitas em 2023, totalizando uma faturação…

4 dias ago

Kaspersky formou agentes da INTERPOL

Foi garantida formação aos agentes da INTERPOL, através do Kaspersky Expert Training, revelando novas estratégias…

6 dias ago

IA é rampa de lançamento para novo emprego

O objetivo é garantir o fornecimento de uma visão mais abrangente de como a Inteligência…

6 dias ago

Pagamentos de ransomware aumentaram 500% no último ano

A taxa de ataques de ransomware diminuiu ligeiramente, mas os custos de recuperação atingiram os…

1 semana ago

Alexandre Tesoni é o novo Chief Broking Officer da Aon Portugal

O profissional iniciou a sua carreira em 1998, em São Paulo, no Brasil, em grandes…

1 semana ago