Reddit revela primeiro relatório de transparência

A rede social Reddit revelou o seu primeiro relatório de transparência relativo a 2014. Os pedidos de informações sobre utilizadores e o cumprimento das políticas de privacidade são algumas das questões abordadas.

reddit

Durante todo o ano 2014, foram registados, no total, 55 pedidos de informações sobre utilizadores da rede social Reddit. Os dados foram revelados no primeiro relatório de transparência realizado pela empresa que garante que a “transparência sobre as política de privacidade promovem a confiança e a expressão dos utilizadores”. Neste relatório são evidenciados tanto os pedidos de informação como os pedidos de eliminação de conteúdos.

Entre os 55 pedidos de informação, contam-se dados de registo, de log in e conteúdos publicados pelos utilizadores e a que entidades externas quiseram ter acesso. A Reddit explica que levam “todos os pedidos de divulgação de informações a sério” e que quando recebem um pedido, fazem questão de verificar a sua legitimidade para garantir a segurança dos utilizadores.

A rede social declara também que são enviados alertas que avisam que os pedidos de informação foram feitos, a menos que não lhe seja permitido por ordem judicial, o que aconteceu em 30 por cento dos casos, como é explicado no relatório. Quanto ao efetivo envio das informações pedidas, a Reddit procedeu à divulgação dos dados em 58 por cento dos 55 pedidos.

Os pedidos de eliminação de publicações e dados também chegaram à rede social com a justificação de que violavam os direitos de autor, marcas registadas ou outras leis de proteção de conteúdos. 81 por cento desses casos estavam relacionados com direitos de autor.

A Reddit afirma que estão “empenhados em fornecer uma plataforma aberta onde os utilizadores possam discutir” e que todos os pedidos de eliminação de dados são analisados por “humanos reais” que “examinam cada um dos pedidos de remoção de conteúdo”.