Reino Unido apresenta novos planos para as fintech

O Reino Unido anunciou uma nova divisão na quinta-feira para explorar a tecnologia que sustenta as criptomoedas para ajudar as empresas de fintech.

O Reino Unido anunciou uma nova divisão na quinta-feira para explorar a tecnologia que sustenta as criptomoedas como parte de novos planos para ajudar as empresas de fintech a encontrar mais clientes.

O ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, disse que está empenhado em ajudar as fintech a crescer e a florescer, tendo tomado uma série de medidas domésticas e estabelecendo ligações no exterior.

“Como parte disso, uma nova divisão irá ajudar o Reino Unido a gerir os riscos em torno das criptomoedas, para além de aproveitar os benefícios potenciais da tecnologia subjacente”, disse Hammond numa conferência de tecnologia financeira patrocinada pelo Ministério das Finanças.

Os investidores migraram para criptomoedas, como o bitcoin, apesar das fortes oscilações de preços. Os reguladores alertaram que os investidores poderiam perder todo o seu dinheiro, mas veem a promessa na tecnologia blockchain.

O anúncio do Reino Unido chega depois de os ministros das Finanças do Grupo das 20 economias mais ricas (G20) não terem conseguido chegar a um consenso suficiente para a regulamentação global das criptomoedas.

O ministro de serviços financeiros do Reino Unido, John Glen, disse que espera um relatório provisório sobre criptoassets em breve, embora a orientação inicial seja de que a escala de atividade não represente riscos significativos.

“A regulamentação poderia ser um facilitador de um setor estável e próspero das criptomoeda”, explicou Glen.

O vice-governador do Banco da Inglaterra, Dave Ramsden, disse que o banco central criou um novo centro de tecnologia financeira para considerar o modo como o Banco entende e como se aplica a fintech, relevante para sua missão.

Ramsden disse que o centro seria um ponto central de contato para o setor de fintech e que teria um papel na nova divisão anunciada por Hammond.