Categories: CloudGestãoSoftware

Salesforce continua a dominar mercado de CRM, SAP em segundo

Houve mexidas interessantes neste top, embora as duas principais empresas se tivessem mantido nas mesmas posições: o mercado de CRM é dominado pela Salesforce em termos de receitas, e a empresa melhorou a sua quota de mercado – de 18,2% para 19,7%.

A Salesforce lidera nos segmentos de CRM de vendas e serviço ao cliente e suporte, sendo agora terceira nas receitas do segmento de marketing, onde é a que mais cresce entre o top cinco, diz o relatório da Gartner.

Na segunda posição, pelo contrário, a SAP perdeu algum gás, fruto da estagnação do crescimento – recuou de 13% para 10,2% de quota, tendo mantido as receitas quase na mesma. Isto deve-se, no entanto, às grandes flutuações cambiais do ano passado. A empresa alemã cresceu apenas 0,6% em dólares, mas a câmbio constante teria crescido 12,8%.

“O crescimento do CRM é impulsionado pelas receitas dos serviços na nuvem, que no ambiente das aplicações usa SaaS como método de entrega preferencial”, explica o diretor de pesquisa da Gartner, Julian Poulter. “As receitas de SaaS cresceram  27%, o que é mais do dobro da subida do mercado global de CRM em 2015”, sublinha. As receitas de licenças on-premises, por seu lado, caíram 1% no mesmo período.

A maior parte da ebulição vem do mercado norte-americano, que pesa 55,7% no total.

“A atividade de fusões e aquisições que começou a acontecer no mercado em 2009 continuou em 2015, com mais de 30 aquisições notáveis”, nota Poulter. “Isto resultou  no aumento da competição no topo do mercado de CRM, com o foco continuado das forças de vendas dos fornecedores a impulsionar um bom crescimento mundial em todos os subsegmentos de CRM, mas apenas para a nuvem ou aplicações software as a service (SaaS)”, explica.

O top cinco é composto da seguinte forma:

  1. Salesforce – receitas de 5,17 mil milhões de dólares, 19,7% de quota
  2. SAP – receitas de 2,68 mil milhões de dólares, 10,2% de quota
  3. Oracle – receitas de 2,04 mil milhões de dólares, 7,8% de quota
  4. Microsoft – receitas de 1,14 mil milhões de dólares, 4,3% de quota
  5. Adobe – receitas de 936 milhões de dólares, 3,6% de quota

Estes cinco players representam 45% do total. E a grande surpresa é a ausência da IBM. Acontece que a Adobe ultrapassou a gigante norte-americana e saltou para número cinco, devido à sua liderança no segmento de marketing, com foco nas agências de marketing e nos CMO.

 

Os analistas da Gartner vão discutir as tendências do sector no Gartner Customer Strategies & Technologies Summit 2016, que decorre em Londres a 26 de maio.

Ana Rita Guerra

Jornalista de economia e tecnologia há mais de dez anos, interessa-se pelas ideias disruptivas que estão a mudar a forma como se consome e se trabalha. Vive em Los Angeles e tem um gosto especial por startups, música, papas de aveia e kickboxing.

Recent Posts

Lenovo apresenta a nova Workstations Solutions

A Lenovo revelou também as mais recentes edições dos seus novos desktops workstation ThinkStation P2…

6 dias ago

Fundação MEO e ULS Algarve inauguram primeiro “Espaço com Sentido” do País

O projeto visa facilitar o acesso a tecnologias de apoio destinadas a pessoas com limitações…

1 semana ago

Sage e Caixa Geral de Depósitos anunciam parceria para PME

Em conjunto, disponibilizam uma nova funcionalidade que permite às PME acederem a financiamento de faturas…

2 semanas ago

CTT juntam-se a emissão europeia de Cripto Stamps

Esta iniciativa marca uma nova fase de inovação no setor filatélico dos CTT, reforçando o…

2 semanas ago

Microsoft lança novo Programa de Segurança para a Europa

Este novo programa alarga o alcance geográfico do trabalho atual e acrescenta novos elementos que…

2 semanas ago

Altice Labs obtém certificação TM Forum Gold Open API

O selo agora atribuído é o resultado do desenvolvimento de duas das suas soluções de…

2 semanas ago