“Se queremos vencer num mercado competitivo temos de nos adaptar”

Nos últimos anos, as empresas têm vindo a ter dificuldade em lidar com os desafios colocados pelo Big Data. Cada vez mais lhes é pedido que consigam analisar toda a informação, para atingirem uma gestão mais eficaz e produtiva. A Alidata é uma empresa portuguesa que apresenta soluções para alguns destes desafios. Fernando Amaral, o principal responsável da empresa, destaca a importância da adaptação a um mercado em constante competição. 

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Tendo em conta que a Alidata nasceu “no início da Informática”, fale-nos um pouco da evolução da empresa, até ao ponto atual em que são uma referência na área de Big Data.

Ao longo dos seus 30 anos de existência, a Alidata acompanhou de perto e participou nos principais processos de evolução das TI que se registaram nas últimas décadas. Nesta longa caminhada, tivemos sempre capacidade de nos adaptarmos e responder às necessidades de um mercado cada vez mais evoluído e exigente.
Três décadas volvidas desde o início da nossa atividade, orgulhamo-nos, acima de tudo, de dizer que a Alidata é uma empresa 100 por cento portuguesa, reconhecida pelos seus clientes e pelos seus concorrentes como uma empresa de confiança e de excelência. Atualmente, tal como já referi, focamos a nossa atividade em quatro áreas principais de negócio: desenvolvimento e manutenção de software de gestão, consultoria, comercialização de equipamentos informáticos e vídeo vigilância e prestação de serviços na área das infraestruturas dos sistemas de informação.
Em 1984, quando nasceu a Alidata, em Leiria, a informática ainda não estava difundida ou praticamente não existia no nosso país. A verdade é, que no início, a nossa atividade se centrou na comercialização de equipamentos, mas pouco tempo depois, com a difusão da informática em Portugal e a oportunidade que isso significava, começámos a comercializar software desenvolvidos por outras empresas. Registámos desde cedo um crescimento significativo e dotámo-nos dos recursos humanos necessários que nos permitiram uma rápida evolução. Inseridos num ramo de negócio em expansão e rápida evolução tecnológica, soubemos traçar o bom caminho. Quando surgiram os primeiros programas de Contabilidade, a Alidata elaborou o seu próprio programa de faturação, gestão de stocks e contas correntes, deixando de comercializar software de outras empresas. A Alidata foi criada em Leiria para as empresas da região. No início era distribuidor da Prológica, mais tarde, fruto do seu crescimento e da dinâmica industrial da zona envolvente, teve a necessidade de criar um produto próprio. Na verdade, uma das razões do crescimento da empresa nos primeiros anos deveu-se ao facto de esta se situar numa região com um cluster empresarial e industrial em franco crescimento. Os primeiros clientes a adquirirem o software da Alidata, e que ainda hoje se mantêm, foram precisamente as maiores indústrias e empresas da região. Eram das áreas da manutenção e gestão de produção industrial, onde somos líderes de mercado, fruto do ambiente em que nascemos, com produtos muito específicos e altamente parametrizável.

Quais os principais desafios que os clientes de Big Data da Alidata apresentam?

As empresas portuguesas, em particular as PME, têm evoluído de uma forma incrível nas últimas décadas. Temos hoje toda uma geração de profissionais altamente qualificados, o que está a mudar completamente a face do tecido empresarial português.
Com esta crescente qualidade vem um grau de exigência que é também muito grande. Sabemos que, se queremos vencer num mercado cada vez mais competitivo temos de nos adaptar. Essa adaptação exige que sejamos capazes de continuar a apresentar e fornecer as melhores ferramentas e mecanismos que permitam às empresas manter a sua linha de crescimento e evolução. É exatamente isso que a Alidata tem feito, dotando as empresas das ferramentas tecnológicas e dos equipamentos que lhes permitem dar os passos certos nos momentos adequados.
O que temos vindo a fazer, é trabalhar em conjunto para fazer do sucesso dos nossos clientes o nosso sucesso, com ganhos de eficiência, otimização de recursos e redução de custos operacionais. Em suma, temos vindo a aproximar-nos cada vez mais das áreas dos nossos clientes e temos conseguido compreender as necessidades de cada sector de atividade de forma proporcionar uma gestão eficiente e com informações seguras. Importa aqui referir que, para que isto aconteça, é vital o modelo de funcionamento da Alidata: além de estarmos na vanguarda das soluções de gestão integradas, estas soluções são pensadas, desenhadas, desenvolvidas e comercializadas pela Alidata de uma forma personalizada para cada cliente.

Quais os principais produtos/soluções que a empresa apresenta nesta área? Qual a mais-valia para os clientes que as utilizam?

Tal como tive já oportunidade de referir, neste momento a Alidata tem capacidade para diagnosticar e identificar as falhas ou imperfeições dos modelos utilizados pelos nossos clientes, ao mesmo tempo que pensamos, desenhamos, desenvolvemos, comercializamos e implementamos as soluções de software de gestão que ajudam a melhorar, controlar e fomentar os negócios das empresas.
O nosso software é desenvolvido inteiramente in house em Portugal e adaptado às realidades dos nossos clientes, nas várias geografias. Esta é, sem dúvida, uma das nossas vantagens competitivas, pois trabalhamos diretamente com o cliente final. Não há intermediários. As nossas equipas possuem elevados conhecimentos, experiência e capacidade de integração nas áreas dos clientes.
Adicionalmente, temos uma diversificada oferta de serviços que nos coloca numa posição única no fornecimento de soluções globais de TI, como a consultoria, equipamentos, hardware, videovigilância e infraestrutura. Ao nível dos serviços que disponibilizamos, asseguramos uma transversalidade completa e os clientes têm vindo a valorizar muito esse aspeto.
A Alidata desenvolve soluções de gestão criadas para permitir às empresas gerir processos operacionais, administrativos e financeiros numa única solução totalmente integrada: ERP, CRM, BI, KPIs, BPM. As soluções são desenvolvidas para serem implementadas numa perspetiva global ou modular, cobrindo diversas áreas funcionais: Financeira, Recursos Humanos, Marketing, Comercial & CRM, Produção, Operações & Logística. Todas as nossas soluções de gestão foram pensadas e desenvolvidas para servir empresas de todos os setores e dimensões, altamente costumizáveis e ajustáveis às necessidades de cada organização, sempre com garantia de escalabilidade. Disponibilizamos várias gamas de produto, flexíveis e segmentadas de forma a conseguir atingir um ponto de equilíbrio entre funcionalidades vs custo e necessidades vs orçamento.
Duas das principais vantagens competitivas da Alidata que têm permitido um crescimento sustentado, são a aposta no apoio direto ao cliente, sem terceiros, e em equipas com elevado expertise e experiência, com capacidade de integração nas áreas dos clientes, sempre diferentes e muitas vezes complexas!
O software Alidata é flexível, encontra-se pré-configurado de acordo com os principais procedimentos organizacionais, fator que permite uma rápida implementação, independentemente do modelo de negócio, assim como permite responder às necessidades específicas de cada cliente.

Qual a importância das parcerias da Alidata na criação deste tipo de ferramentas. Quais as que se destacam atualmente?

Todas as parcerias que a Alidata estabelece são estratégicas do ponto de vista do crescimento da empresa e da melhoria dos serviços, produtos e soluções que disponibilizamos aos nossos clientes. Temos, atualmente, várias parcerias com diversas entidades, tanto no sentido de integração de dados e software, como para questões relacionadas com melhores condições de aquisição, entre outras.
A mais importante parceria estabelecida, que é mais do que isso, aconteceu em 2011 quando consolidámos uma aliança estratégica com a SENDYS, uma empresa portuguesa com três décadas de existência, que também fez parte do início do desenvolvimento de software de gestão em Portugal. Em conjunto, diferenciamo-nos pelas nossas características únicas, quer dos produtos quer da forma de trabalhar, focada no cliente e nas suas necessidades. Esta é uma das nossas apostas estratégicas e um dos nossos factores de competitividade. O nosso grande desafio é ajudar cada cliente a encontrar a solução que melhor se adequa ao seu orçamento, cronograma, sector de atividade, infraestruturas tecnológicas e necessidade operacionais, com ferramentas para ajudar a minimizar o tempo, o custo e o risco.