Categories: EmpresasNegócios

Seguradoras devem acelerar as estratégias de transformação digital

O World Insurance Report 2014, publicado pela Capgemini e pela Efma, revela que apesar da rentabilidade das seguradoras ter registado níveis de crescimento, devido, principalmente, à diminuição do número de declarações de sinistro, apenas 32 por cento dos clientes afirmam estar satisfeitos com os serviços que as suas seguradoras lhes propuseram em 2013.

O relatório indica que cerca de 70 por cento dos clientes poderão vir a mudar de seguradora o que fez com que o risco de perder clientes continuasse elevado em 2013, à semelhança do que já tinha acontecido no ano anterior. Assim, e para evitarem perder clientes, aumentarem a taxa de retenção dos mesmos e alcançarem bons níveis de desempenho, as seguradoras devem melhorar as suas ofertas.

De acordo com o WIR 2014 será nos canais digitais, com particular destaque para as plataformas móveis, que as seguradoras terão maior possibilidade de fazer evoluir o comportamento dos seus clientes. Também de acordo com os segurados e as seguradoras inquiridos no âmbito do estudo, é preciso melhorar os processos de indemnização dos sinistros e de aquisição das apólices de seguros nas plataformas digitais.

De acordo com o estudo, as seguradores estimam que dentro de cinco anos, 31 por cento das suas atividades (sendo 20 por cento na Internet e onze por cento nas plataformas móveis) se irá realizar nos canais digitais.

Jean Lassignardie, diretor de vendas e de marketing dos Serviços Financeiros Globais da Capgemini, afirma que esta investigação “revela que as seguradores podem aumentar os desempenhos e melhorar nos níveis de satisfação dos clientes prestando serviços através das plataformas digitais”, acrescentando que as seguradores “que consigam conjugar ofertas e serviços online, sobretudo o pagamento das indemnizações dos sinistros e a aquisição de apólices de seguros, serão as vencedoras”.

Rui Damião

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

4 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

5 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

2 semanas ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago