De acordo com o estudo “the Digital Enterprise: Europe and Portugal” da Deloitte, que comparou a indústria portuguesa com as indústrias de 29 países europeus, o nosso país ainda necessita de evoluir no que concerne à digitalização e automação do sector. Portugal ficou em 15º lugar e está, por isso, está numa fase de transição.
O estudo identificou prioridades e oportunidades que devem ser transpostas para medidas concretas de forma a ajudar sector industrial português a posicionar-se na frente da Indústria 4.0.
Carlos Melo Ribeiro, CEO da Siemens Portugal, esteve na cerimónia que marcou o arranque do grupo de trabalho, que decorreu em Ílhavo, na Fábrica da Vista Alegre, que contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos. O comité agora criado vai reunir-se regularmente, no sentido de tentar perceber as necessidades concretas das empresas portuguesas.
A Siemens defende que a estratégia de implementação da indústria 4.0 na economia de Portugal passa pela aposta na formação e requalificação dos recursos humanos. De acordo com a empresa, são já várias as iniciativas que a empresa desenvolveu nesse âmbito, merecendo especial destaque a sua participação na Academia de Formação ATEC ou as Academias de automação e software que abriu no Instituto Politécnico de Leiria.
A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…
O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…
A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…
Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…
Os clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…
A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…