Categories: Negócios

Sony prevê grande crescimento do negócio de sensores

A Sony estima que as vendas dos seus sensores cresça cerca de 20 por cento ao longo deste ano fiscal. A projeção deve-se a uma forte procura por parte da Apple e a esforços para diversificar a sua base de clientes.

Até ao dia 31 de março do próximo ano, o negócio de sensores da Sony, segundo o seu líder Tomoyuki Suzuki, deverá crescer entre os 804 milhões e os quatro mil milhões de dólares.

Esta subida, segundo informações da Reuters, seria ligeiramente menor do que o crescimento de 40 por cento conseguido no período anterior. Contudo, Suzuki disse que a procura é tanta que a Sony tem tido dificuldades em dar-lhe vazão, o que evidencia o fortalecimento de um segmento de negócio que desempenha um papel crucial da estratégia de recuperação da empresa.

Nos últimos anos, e a par do enfraquecimento das unidades de TV e dispositivos móveis, a divisão de sensores da Sony tem vindo a ganhar peso, fornecendo estes componentes para os dispositivos das rivais Apple e Samsung. Tendo perdido a corrida dos smartphones para estes dois concorrentes, a Sony não se deixou abater e colocou em prática a velha expressão “se não consegues vencê-los, junta-te a eles”.

Não obstante, a tecnológica japonesa tem procurado avolumar e diversificar a sua base de clientes, atenuando a sua forte dependência do contrato de fornecimento de sensores que tem com a Apple.

Este ano, a Sony já cortou mais de 150 mil postos de trabalho, abandonou o negócio dos PC e alienou a sua unidade de TV. Esta reorganização deverá permitir à empresa regressar á mó de cima, depois de anos de perda de dinheiro.

No fim de janeiro, a Sony anunciou que encerraria todas as suas 14 lojas no Canadá, despedindo cerca de 90 colaboradores, um passo que se alinhou com a sua estratégia de redução de despesas. Esta abordagem, motorizada pelo CEO Kazuo Hirai, tem sido abertamente criticada pelos investidores da Sony, que acusam o executivo de despender as suas forças na mitigação de custos e deixar de lado o valor da inovação tecnológica, que tem acompanhado a empresa desde sempre e que tem sido um dos grandes focos de atuação dos seus antecessores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

1 semana ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago