Categories: OperadoresRedes

Sprint desiste de aquisição da T-Mobile

A norte-americana Sprint deixou cair por terra as suas intenções para adquirir a T-Mobile, a quarta maior operadora norte-americana, depois de as autoridades reguladoras não terem mostrado o mínimo indício de quererem aliviar as pressões e resistências com que têm vindo a fustigar o negócio.

A desistência, revelada por uma fonte próxima do assunto, fez com que fossem por água abaixo os planos da SoftBank, japonesa proprietária da Sprint, para enfrentar as suas rivais e gigantes norte-americanas da esfera das telecomunicações AT&T e Verizon.

A Sprint e a T-Mobile não descartaram, contudo, a possibilidade de um futura fusão. No entanto, evidenciou-se-lhes como altamente improvável um negócio destes receber, pelo menos por agora, a aprovação dos reguladores. Segundo consta, os reguladores  norte-americanos não querem reduzir a base de quatro grandes operadoras wireless, o que aconteceria se a T-Mobile se fundisse com a Sprint.

Um executivo da SoftBank confessou que a empresa não esperava que as entidades reguladores fossem tão intransigentes e que lançassem sobre o negócio tantos obstáculos e resistências.

Não obstante, os despojos de uns são a oportunidade de outros.

A Iliad, empresa francesa de telecomunicações que havia também apresentado a sua proposta para comprar a T-Mobile – embora o valor sugerido tivesse sido inferior ao da Sprint – tem agora o caminho desimpedido para ferrar as presas operadora alemã.

No encalço do mau êxito da aquisição, a Sprint apontou como novo diretor executivo Marcelo Claure, que fundara a distribuidora de telemóveis Brightstar, adquirida em 2013 pela SoftBank.

Claure juntara-se ao Conselho Administrativo da Sprint no passado mês de janeiro e vai agora substituir Dan Hesse que ocupa desde 2007 a cadeira de CEO da operadora.

Hesse esteve no comando de uma estratégia de modernização da network da Sprint, mas a iniciativa não surtiu os resultados alvejados, levando mesmo a que a empresa perdesse inúmeros subscritores.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

2 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

3 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

6 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago