Taiwan “iliba” fabricantes de smartphones

O governo de Taiwan afirmou hoje que uma dúzia de fabricantes de smartphones, entre os quais estava a Xiaomi, não violam a legislação vigente de proteção de dados pessoais. No início do mês de dezembro, a Comissão Nacional de Comunicações de Taiwan revelara que as empresas em causa estavam sob investigação, ameaçando com coimas, e mesmo com a proibição das vendas de dispositivos, as fabricantes que se verificassem em incumprimento da lei.

A autoridade reguladora do governo da Formosa (designação portuguesa para a ilha de Taiwan) avançou que os dispositivos desenvolvidos pela chinesa Huawei Technologies, pela ZTE, pela Apple, pela Samsung, pela LG e pela Sony não infringem qualquer lei associada à proteção da privacidade dos utilizadores.

Nos primeiros dias de dezembro, a Comissão Nacional de Comunicações publicamente lançara suspeitas sobre doze fabricantes de smartphones, e o seu vice-presidente, Hsiao-Cheng Yu, afirmara, sem desvendar os nomes das empresas sob a lente do microscópio do governo de Taiwan, que algumas das fabricantes estariam a recolher ilegitimamente dados dos utilizadores dos seus dispositivos.

A Apple, a Samsung e a HTC viram, no terceiro trimestre, os seus smartphones ocuparem lugares entre os cinco mais vendidos no mercado de Taiwan, de acordo com a IDC, sendo que a Xiaomi, não figurando neste Top 5, disse que estaria entre os 12 dispositivos mais populares na região.

Depois de ter colocado sob o foco da ribalta as fabricantes de smartphones, a Comissão, segundo consta, apercebeu-se que as suas suspeitas assentavam sobre bases arenosas, pelo que, como veio a evidenciar-se ao fim de escassas semanas, acabou por absolver os “réus”.

Filipe Pimentel

Formado em Ciências da Comunicação, tem especial interesse pelas áreas das Letras, do Cinema, das Relações Internacionais e da Cibersegurança. É incondicionalmente apaixonado por Fantasia e Ficção Científica e adora perder-se em mistérios policiais.

Recent Posts

Apagão deixa Portugal sem telecomunicações

A falha de energia que afetou também Espanha e outros países europeus ao longo do…

3 dias ago

Rui Vieira responsável da Celfocus pela parceria com a Microsoft

O seu percurso inclui funções na Accenture e na Microsoft, o que lhe confere uma…

4 dias ago

Lenovo apresenta novo portefólio de produtos

A gama inclui PCs Copilot+, como as workstations móveis ThinkPad P14s Gen 6 AMD e…

1 semana ago

Bright Pixel em ronda de financiamento

Com este financiamento, a tecnológica irá desenvolver a nova solução de proteção digital para CEOs…

1 semana ago

MEO e Perplexity AI junto em parceria para IA

Os  clientes do MEO poderão aceder gratuitamente, durante 12 meses, à versão avançada da plataforma…

2 semanas ago

Em Maio nasce a Startuppers

A 351 Associação Portuguesa de Startups une-se a grandes nomes da tecnologia para lançar a…

2 semanas ago