Categories: Inovação

Tecnologia da NEC identifica pessoas através do som

De acordo com a empresa, a nova tecnologia mede em aproximadamente um segundo as características acústicas determinadas pela forma do ouvido, que são únicas para cada indivíduo, recorrendo a um auricular com um microfone embutido para captar os sons que ressoam no canal auditivo. Além de distinguir pessoas com base em características acústicas, este método permite o seu reconhecimento rápido e com elevada precisão (superior a 99%).

“Atendendo a que esta nova tecnologia não requer ações específicas, tais como o exame de uma parte do corpo com um dispositivo de autenticação, ela permite efetuar de uma forma natural a autenticação contínua de uma pessoa, mesmo estando esta em movimento ou a realizar alguma tarefa, simplesmente através do uso de um auricular com um microfone embutido para captar os sons dentro dos ouvidos”, afirmou, em comunicado, Shigeki Yamagata, General Manager, Information and Media Processing Laboratories, da NEC Corporation.

O objetivo da NEC é comercializar esta tecnologia em 2018 para uma ampla gama de aplicações, incluindo a prevenção de falsificação de identidade em operações relacionadas com a segurança, tais como a manutenção, gestão e segurança de infraestruturas críticas, a proteção de confidencialidade das comunicações sem fios e das chamadas telefónicas e os serviços de orientação por voz, concebidos para determinados indivíduos ou cenários específicos.

As principais características desta nova tecnologia são as seguintes:

  • Medição instantânea e estável das características acústicas únicas do ouvido humano.
    O altifalante de um auricular é usado para gerar sinais acústicos durante algumas centenas de milissegundos. Um microfone embutido no mesmo auricular capta os sinais transmitidos dentro do ouvido. Durante este processo, um método de adição síncrona, que soma e calcula a média das formas de onda dos múltiplos sinais recebidos, é usado para eliminar o ruído dos sinais recebidos. Em seguida, calcula como o som ressoa dentro do ouvido (acústica). Estes passos são efetuados em menos de um segundo, permitindo medir de forma rápida e estável as características acústicas únicas de cada indivíduo.
  • Deteção de características com base na estrutura única de cada ouvido humano para um reconhecimento preciso. Uma vez que a forma e o tamanho do ouvido são únicos para cada pessoa, as suas características acústicas podem ser usadas para distinguir pessoas. Os resultados das experiências mostraram, em particular, que os componentes do sinal que viajam através do canal auditivo e são refletidos pela membrana do tímpano, assim como os componentes de sinal que passam através desta membrana e são refletidos na parte mais interna do ouvido, são ambos importantes para um reconhecimento eficaz. Assim, a deteção de valores característicos a partir destes dois tipos de componentes de sinal permitiu realizar, com um mínimo de complexidade computacional, ações de reconhecimento estáveis e com elevada precisão (superior a 99%).
Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

3 dias ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

5 dias ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

6 dias ago

Kaspersky mostra como identificar esquemas de SMS e Whatsapp

Os ataques de phishing começam com o envio de uma mensagem falsa, via SMS ou…

1 semana ago

Portugueses desconhecem produção anual de resíduos electrónicos

O inquérito destaca quais as principais conclusões sobre o nível de conhecimento dos portugueses em…

1 semana ago

SAP Labs inaugura Centro de Experiência de Inteligência Artificial

O novo Centro irá oferecer uma experiência imersiva aos clientes SAP, suportada em IA.

2 semanas ago