Categories: EmpresasNegócios

Tecnologia de colaboração melhora trabalho em equipa

Este relatório oferece uma visão geral do estado das estratégias de implementação da colaboração e destaca as tendências e as transformações nas empresas em todo o mundo. As conclusões são baseadas num estudo com 900 participantes de 15 países, que incluíram diretores de TI, CIOs e gestores de negócios que trabalham em organizações com mais de mil funcionários.

De acordo com o relatório, uma em cada cinco organizações entrevistadas refere que não melhorou a sua posição competitiva através da tecnologia de colaboração. Contudo, 87 por cento das organizações afirmaram que o uso da colaboração tecnológica melhorou o trabalho em equipa e que 88 por cento das empresas tinham acelerado a tomada de decisão.

“Além de melhorar a produtividade e o trabalho em equipa do colaborador, a pesquisa indica que um número crescente das organizações usam a colaboração para gerar novas receitas e vendas“, diz, em comunicado, Joe Manuele, group executive – Communications na Dimension Data. “Cerca de 14 por cento – o segundo maior número de entrevistados – assumem que o principal objetivo da sua estratégia de colaboração é melhorar as vendas. Por outro lado, uma em cada três organizações afirmou que o aumento das vendas era uma das três mais importantes formas de medir o sucesso dos seus projetos de colaboração.”

“As empresas tiveram diferentes níveis de sucesso no que diz respeito às melhorias que o uso da colaboração tecnológica pretendia oferecer”, explica, no mesmo documento, Brian Riggs, analista principal – Serviços Empresariais da empresa de pesquisa Ovum. “Ficaram especializadas em melhorar o trabalho em equipa e a produtividade, em parte porque podem trabalhar diretamente com os colaboradores, proporcionando uma nova forma de estar. No entanto, aproveitar a colaboração para melhorar a competitividade ou otimizar processos corporativos pode ser muito mais complicado pois envolve mudanças mais significativas na forma como a empresa concretiza os negócios, bem como a sua função dentro do sector. Essas mudanças exigem tempo e esforço significativos para serem alcançadas.”

Um quarto das organizações entrevistadas revela ainda que o sucesso dos seus projetos de colaboração é medido com o resultado da implementação da tecnologia e não apenas através do uso e adoção dentro da organização. É igualmente constatado que um em cada três departamentos de TI veem a mudança das comunicações unificadas e colaboração para a Cloud como a tendência tecnológica mais importante que afeta a sua estratégia de colaboração. No entanto, atualmente menos de 25 por cento das organizações confia em serviços de colaboração hospedados.

colaboração social corporativa é usada pela grande maioria dos colaboradores, revela o relatório, e cerca de metade de todas as empresas que foram entrevistadas acreditam que o uso da colaboração social aumente durante o próximo ano.

Catarina Gomes

Colaboradora da B!T, escreve sobre Negócios e TI. Gosta de desafios e, acima de tudo, de aprender. Fã acérrima de ficção científica e fantasia.

Recent Posts

Microsoft apresenta Responsible AI Transparency Report

A Microsoft desenvolveu 30 ferramentas de IA responsável que incorporam mais de 100 funcionalidades que…

1 dia ago

Colt Technology Services reforça investimento na sua rede global

Estratégia de expansão inclui a nova infraestrutura digital IP Transit de 400G que liga Frankfurt,…

4 dias ago

GALP abre portas a nómadas digitais e empreendedores

A Coworking Thursdays irá realizar-se nos novos escritórios da Galp e mais de 50 nómadas…

5 dias ago

Portuguesa InnoTech abre operações nos Países Baixos

O novo polo será a porta de entrada para os países no norte da Europa…

1 semana ago

DIG-IN lança pagamentos digitais em parceria com a Coca-Cola Europacific Partners

Tendo como foco a digitalização de todo setor da restauração, passa a ser possível pagar…

1 semana ago

Lenovo revela nova workstation móvel ThinkPad P1 Gen 7

O novo ThinkPad P1 Gen 7 com processadores Intel Core Ultra com Intel vPro e…

1 semana ago