Pesquisa aponta declínio do atendimento ao cliente nos medias sociais

De acordo com o estudo, os medias sociais estão entre os últimos recursos aos quais os consumidores desejam recorrer para obter atendimento. O relatório concentrou-se nas interações de clientes com fornecedores de serviços financeiros, telecomunicações e seguros.

Foram entrevistadas mais de 1,7 mil pessoas de 18 a 65 anos, espalhadas pelos territórios dos EUA, Reino Unido, Holanda, França e Austrália.

Foi constatado ainda que o número de consumidores que utilizam os medias sociais para solucionar problemas de atendimento ao cliente caiu em comparação com há dois anos atrás. Enquanto o uso diário, semanal e mensal dos canais dos medias sociais duplicou entre os anos de 2011 e 2013, essas mesmas categorias diminuíram entre 2013 e 2015.

Já o número de entrevistados que nunca utiliza ou a quem nunca é oferecida a opção de utilizar o atendimento ao cliente por meio dos medias sociais subiu de 58% em 2013 para 65% em 2015.

Os entrevistados que não utilizam medias sociais mencionaram uma série de razões para isso: 33% afirmaram que leva tempo demais para abordar os problemas, 32% disseram que as funcionalidades oferecidas são limitadas, e 30% relataram não ser um canal viável para tarefas complexas. Os medias sociais foram o canal com o maior percentual de abandono, tanto em 2013 quanto em 2015, com o número passando de 32% para 42% durante esse período.

Em geral, os consumidores norte-americanos entrevistados têm expectativas mais baixas com relação ao atendimento ao cliente nos medias sociais. Entrevistados da Austrália e Europa consideram essencial o encaminhamento automático para o agente de atendimento mais adequado, juntamente com todas as informações do cliente, sem precisarem de ser transferidos várias vezes.

Também afirmaram a importância dos representantes dos seus prestadores de serviço estarem cientes das suas últimas três a cinco interações com a empresa, de forma a adequar os serviços às suas necessidades específicas. Entrevistados norte-americanos, por outro lado, disseram que todas essas ações “superariam as suas expectativas”. No total, os norte-americanos entrevistados classificaram como essenciais apenas 15 dos 25 factores analisados, enquanto os entrevistados de outros países afirmaram esperar algo entre 21 a todos os 25 atributos.

“A pesquisa deste ano serve como mais uma prova de que o atendimento ao cliente está a tornar-se cada vez mais complexo e mais essencial para o sucesso de uma empresa”, diz Tom Dziersk, presidente da Nice Américas.

O responsável acrescenta que quando uma organização consegue criar uma experiência perfeita, nos medias sociais, há muitos dividendos. E como os resultados do relatório deixam claro, um amplo espaço para melhorias cria muitas oportunidades para as empresas se destacarem.

Solange Calvo

Depois de atuar na TV Manchete, TV Globo, Jornal do Commercio, Rádio Manchete, Rádio Tupi, a jornalista especializou-se em Tecnologia da Informação e Telecomunicações há mais de 25 anos, atuando como editora-executiva em importantes veículos especializados como Computerworld Brasil e CIO Brasil, além de revistas corporativas da Módulo, Oracle e Microsoft e projetos especiais da IBM Brasil. Rendeu-se à era digital e contribui com seu trabalho para a consolidação de um mundo cada vez mais móvel e conectado. Amante da boa gastronomia, há muito escolheu trocar o divã pelo fogão e brindar os amigos com pratos assinados. Sua bandeira: bom humor, sempre.

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